Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 11 de fevereiro de 2023 às 0:00 h | Autor:

Polêmica instalada

Uso de identificação facial para controle dos alunos das escolas públicas gera questionamentos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Argumentos para as alegações contrárias vão de invasão de privacidade e tentativa de controlar os estudantes a questionamento quanto ao fortalecimento do preconceito racial e de gênero
Argumentos para as alegações contrárias vão de invasão de privacidade e tentativa de controlar os estudantes a questionamento quanto ao fortalecimento do preconceito racial e de gênero -

Diante da repercussão da polêmica sobre a implantação do uso de tecnologias de identificação facial para controle dos alunos das escolas públicas por prefeituras importantes da Bahia, multiplicam-se os questionamento quanto aos critérios adotados para tal medida junto aos alunos dos estabelecimentos públicos de ensino de Mata de São João e Itabuna.

Os argumentos para as alegações contrárias vão de invasão de privacidade e tentativa de controlar os estudantes a questionamento quanto ao fortalecimento do preconceito racial e de gênero, além do próprio impacto sobre a democracia.

Movimentos estudantis, associações de pais de alunos e entidades representativas de professores e de defesa dos Direitos Humanos pretendem, tão logo passe o Carnaval, cobrar providências de órgãos fiscalizadores e acionar a justiça contra os prefeitos João Gualberto e Augusto Castro, além da empresa contratada para o serviço.

Gabinete Português completa 160 anos

A direção do Gabinete Português de Leitura mobiliza recursos para as comemorações de aniversário dos 160 anos do estabelecimento, no próximo 2 de março. O presidente Rodrigo Leitão e toda a diretoria pretendem reunir a comunidade de origem portuguesa de Salvador em um evento especial na sede da Praça da Piedade, construída em belíssimo estilo arquitetônico neomanuelino.

Mais antigo espaço cultural em atividade no Estado, o gabinete busca junto a instituições públicas e privadas a parceria para desenvolver novos projetos.

-O objetivo é retomar o protagonismo na promoção cultural da cidade e ser o catalisador de um processo de recuperação na Piedade e em todo o seu entorno”, diz o diretor de Cultura, Flávio Novaes.

O gabinete recebeu recentemente a visita do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo?Cafôfo.? Acompanhado do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro, e do cônsul-geral de Portugal em Salvador, Jorge Fonseca, o secretário visitou a Biblioteca Infante Dom Henrique e o Salão Nobre. Ao final, acompanhou uma exposição sobre as atividades promovidas pelo gabinete nos últimos anos e os projetos já apresentados.

Deixou assinado no Livro de Honra a seguinte mensagem: “Com uma alegria imensa de quem entra num “pedacinho” de Portugal, numa história comum que nos torna tão especiais e únicos. Aqui fazemos Portugal e aqui respeitamos a herança que nos foi legada, perpetuando no futuro o amor à cultura”.

Os baianos têm a oportunidade de um convívio saudável na biblioteca bem cuidada do gabinete e seu acervo de documentos preciosos, representando a superação da fase de dominação lusitana na Bahia.

Artesanato em Porto Seguro

Porto Seguro recebe hoje e amanhã, respectivamente, a Feira do Artesanato da Bahia e a Feira de Economia Solidária. A iniciativa, uma oportunidade de contemplar a cultura e arte baianas, tem o apoio decisivo do Centro Público de Economia Solidária (Cesol).

- As vendas são importantes, sem dúvida, mas não é o dinheiro nossa principal motivação e sim a possibilidade de fazer da arte uma boa forma de enfrentar a realidade, pois esta é sua finalidade, e não o lucro”, afirmou Jaaba Orixás, um dos principais expositores, pela qualidade dos trabalhos e proposta de divulgação dos orixás e voduns afrobaianos.

PL prevê proteção à mulher

Em seu primeiro ato na 20º legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada Ivana Bastos, líder do PSD na Casa, apresentou o Projeto de Lei nº 24.718/2023 que obriga bares, cafés, quiosques, centros e complexos gastronômicos, restaurantes, casas noturnas, casas de show e eventos em geral a adotarem medidas de auxílio à mulheres que se sintam em situação de risco.

- A proposta se soma a esse movimento nacional para ampliar mecanismos de defesa da mulher contra uma violência ainda tão presente em nosso cotidiano. Para essa realidade, a resposta é a luta tanto da sociedade, quanto dos agentes públicos por adoção de medidas urgentes e de instrumentos de prevenção e combate à violência”, afirmou a parlamentar.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco