Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 05 de agosto de 2021 às 6:01 h • Atualizada em 05/08/2021 às 8:58 | Autor:

População de Itabuna segue apreensiva com aumento dos casos de Covid no município

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Liderando entre as cidades do sul da Bahia, Itabuna registra hoje 304 casos ativos.
Liderando entre as cidades do sul da Bahia, Itabuna registra hoje 304 casos ativos. -

Covid em Itabuna

A população de Itabuna está apreensiva com o alto índice e o aumento de casos de Covid no município. Liderando entre as cidades do sul da Bahia, Itabuna registra hoje 304 casos ativos. Já foram registrados 621 óbitos e um total, desde o início da pandemia, de 34.218 casos positivos. Diante da situação crítica, a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) está sendo questionada. Dizem que a preocupação dele é maior com a política do que com a Saúde. A obsessão em impor a candidatura da primeira-dama poderá causar surpresas e problemas na administração e na sua base política.

Superuniversidade une seis instituições

Um termo de cooperação entre seis universidades públicas baianas, para criação de um sistema de mobilidade acadêmica, viabilizou um modelo de instituição múltipla, mantidas as características individuais das associadas, quatro federais e duas estaduais.

A superuniversidade permitirá ao estudante matriculado em um estabelecimento pedir matrícula para cursar componentes curriculares em outros centros universitários, possibilitando maior intercâmbio e o fortalecimento da comunidade acadêmica.

Integram o consórcio as universidades federais da Bahia (Ufba), do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Oeste da Bahia (Ufob), do Sul da Bahia (UFSB), além das universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e da Uneb.

Segundo comunicado assinado pelo pró-reitor do ensino de graduação, Penildon Silva Filho, distribuído pelos colegiados dos cursos da Ufba, o acordo de cooperação técnica proporciona aos estudantes continuar os estudos em instituição distinta da que estão regularmente matriculados.

– Os alunos farão os componentes nas outras universidades ao mesmo tempo em que manterão o vínculo com a Ufba, e estudando na Ufba também – informa o texto, distribuído por e-mail aos discentes.

Com a proposta de funcionamento em rede, será possível instituir a mobilidade estudantil também em atividades não presenciais, considerando a suspensão ou mudança de calendários acadêmicos.

O modo circular busca preservar, nesta perspectiva, as medidas necessárias de isolamento e enfrentamento de emergência em saúde pública derivados da pandemia de Covid-19, tendo em vista a ameaça de variantes do Sars-CoV-2.

“Abusar de

prerrogativas para

enfraquecer qualquer

dos poderes da

República é enfraquecer

a sociedade brasileira.

Reitero, portanto, que

o Senado possui

compromisso sólido

com a estabilidade”

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, após os novos ataques de Bolsonaro ao TSE e às eleições

Solidariedade aprova contas

O Partido Solidariedade, cujo tesoureiro desde 2013 é Luciano Araújo, teve na última segunda-feira mais uma de suas contas aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A aprovação é com relação à eleição de 2016.

Baiano, Luciano Araújo é tesoureiro desde a fundação do partido. De lá para cá, todas as contas têm sido aprovadas pelo TSE. Ele é também o presidente do Solidariedade na Bahia.

– Mais uma aprovação das contas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Demonstra a lisura e transparência que a direção do Solidariedade conduz a gestão do partido – frisou Araújo.

O relator do processo na corte eleitoral foi o ministro Edson Fachin.

POUCAS & BOAS

A administração municipal de Almadina, município da região sul da Bahia, entregou ontem na Secretaria de Turismo da Bahia um projeto que mira o turismo rural. A proposta é fazer um estudo das potencialidades e elaborar um calendário com valorização de setores como artesanato e gastronomia. O intuito é promover empregos e renda por meio da exploração sustentável das belezas naturais, considerando que a cidade é rodeada de serras com bioma da mata atlântica, com trilhas e cachoeiras.

O circuito de palestras ‘Mulher, um novo tempo de acontecer’ foi aberto ontem em Juazeiro, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da localidade Malhada da Areia. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (sedes) com parceria do Programa Ronda Maria da Penha, a programação prossegue nas próximas semanas com a meta de propiciar o empoderamento feminino e a independência financeira das mulheres.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco