Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 19 de agosto de 2021 às 6:01 h | Autor:

Professor traça perfil da obra amadiana

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Evento marca os 20 anos de saudades de Jorge Amado | Foto: Reprodução
Evento marca os 20 anos de saudades de Jorge Amado | Foto: Reprodução -

O II Webinário Estudos Amadianos reserva para amanhã, às 15 horas, um dos encontros mais aguardados da série promovida como forma de marcar os 20 anos de saudades de Jorge Amado, coincidindo ser o mês de agosto tanto o do nascimento, dia 10, quanto da partida, dia 6.

Trata-se da mesa número 11, ‘Música, identidade nacional e decolonização na obra de Jorge Amado’, com a participação do professor doutor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Nelson Cerqueira, convidado a traçar o panorama dos romances do autor.

Também estão confirmados os nomes dos professores Antonio Luciano Tosta, da Universidade do Kansas, Estados Unidos, ao abordar o tema do sincretismo, e Charles Perrone, da Universidade da Flórida, com o tema “o poder da música popular em Jorge Amado”.

A mesa virtual estará completa com a professora doutora Patrícia Anzini, uma das coordenadoras da programação de encontros de escritores, especialistas, familiares e amigos de Jorge, com apoio de 29 instituições e estabelecimentos de pesquisa, ensino e extensão.

Clic – Desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Crítica Literária e Identidade Cultural (Clic), a proposta dos encontros reacende o debate sobre a obra do autor, reconhecido pela capacidade de trazer personagens mundanos para o outrora sofisticado ambiente literário.

Outras notícias, além do acesso às videoconferências e demandas diversas, estão ao alcance de quem escrever ‘Canal Universidade da Gente’ no buscador Google e clicar no link apresentado ou entrar na rede social Instagram em @universidadedagente.

“Concordamos que

o radicalismo e o

extremismo são muito

ruins para o Brasil e

são capazes de destruir

a democracia.

Precisamos evitar

o radicalismo e o

extremismo e

buscar o diálogo”

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, após reunião com o presidente do STF, ministro Luiz Fux

O olhar de “Filósofas”

Uma coletânea de 500 páginas, senão inédita mundialmente, singular pela proposta inusitada, acaba de ser lançada por filósofas brasileiras, com a participação decisiva de duas professoras da Universidade Federal da Bahia, Gislene Vale dos Santos e Juliana Aggio. Trata-se do livro Filósofas, trazendo a lume as contribuições de pensadoras à história das civilizações, até então mantidas invisíveis ou desconhecidas, dado o protagonismo masculino absoluto.

– O livro, fruto do colóquio Filósofas, durante o ano de 2020, é escrito por nós que decidimos romper o silêncio e fazer nosso trabalho de pensamento ser ouvido mundo afora – escreveu Marilena Chauí, ao apresentar “Filósofas” à comunidade acadêmica.

POUCAS & BOAS

A Operação Florestal Bahia 2021 será lançada hoje, às 9h, no quartel do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, sediado em Barreiras, com a meta de prevenir e combater incêndios florestais no estado. O oeste e a Chapada Diamantina são as regiões que mais sofrem com queimadas no período de seca, que se estende todos os anos até outubro e novembro. Conforme o Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro até ontem o estado tinha registrado 3.497 focos, representando um aumento de 170% sobre o mesmo período de 2020.

A Sociedade União dos Mineiros (SUM) de Lençóis e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) encerram hoje o projeto Festa de Nosso Senhor dos Passos, padroeiro dos garimpeiros. Com 17 ações de salvaguarda cultural, o projeto tem a proposta de obter o reconhecimento da festa como patrimônio imaterial nacional e estadual. A iniciativa teve apoio do programa Aldir Blanc Bahia e beneficiou mais de 120 pessoas diretamente envolvidas nas ações.

Em Vitória da Conquista começou ontem a Semana de Incentivo ao Ciclismo com o tema ‘Vem de Bike’, com uma série de eventos de conscientização para que as bicicletas sejam mais utilizadas. O apelo é a sustentabilidade do meio de transporte, que também é recomendado para fortalecer a saúde física dos cidadãos. No sábado acontece o encerramento da programação, com um encontro de ciclistas que terá concentração na praça Vitor Brito e finalização na Lagoa das Bateias, com distribuição de mudas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco