Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado Friday, 22 de October de 2021 às 6:01 h | Autor:

Projeto Agro Jovem qualifica mão de obra

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

O programa de capacitação Agro Jovem, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), avançou com a formação de 93 novos trabalhadores no município de Campo Formoso, no Norte do Estado, com a perspectiva de aproveitamento no mercado de trabalho.

A capacitação oferecida pela Faeb teve duração de dois meses com aulas teóricas e práticas distribuídas em quatro módulos, com destaque para conteúdos voltados para temas como empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentatibilidade.

– O AgroJovem é uma ferramenta de um projeto maior, que é o ‘Município Parceiro’, o qual prevê uma série de ações de capacitação, promoção social e empreendedorismo, ações que irão alavancar o setor agropecuário, que tanto contribui para a geração de emprego e renda nesta região – destacou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda.

Para o presidente, este é o tipo de iniciativa capaz de favorecer todos quantos dela participam, embora ao final da capacitação, tenham sido escolhidos os dois trabalhos vencedores, a partir da análise criteriosa realizada por uma banca examinadora.

Um dos campeões foi o projeto Doce Rainha, com o objetivo de incentivar a produção e a venda de mel, valendo um aparelho notebook para cada um dos integrantes do grupo vencedor, com a conquista da primeira colocação em disputa acirrada com outros projetos de excelência.

O projeto Recatingar tirou o segundo lugar, por meio de um planejamento de venda de mudas nativas da vegetação típica do semiárido, a caatinga, valendo aparelhos celulares para os integrantes da equipe vice-campeã, como forma de incentivar novas participações.

“Onde eu errei?

Relatório da CPI

comandada por Renan

Calheiros. Não chamem

Renan de vagabundo,

isso é elogio para ele.

Não há maracutaia lá

em Brasília que não

esteja o nome do

Renan envolvido”

Jair Bolsonaro, presidente, em ataques ao relator da CPI da Covid no Senado Federal, Renan Calheiros

Feira de Talentos

Atualizar os currículos é a melhor estratégia para quem busca uma colocação no mercado, durante a realização da 2ª Edição da Feira de Talentos Contrate.me, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre os dias 26 e 28 de outubro, com a oferta de 5 mil vagas de trabalho e estágio. Virtual e 100% gratuita, a feira busca estabelecer a intermediação entre as indústrias e os trabalhadores, por meio de palestras e capacitações. Os interessados devem preencher o formulário disponível na plataforma Contrate.me. A programação completa da feira está divulgada no site do Portal da Indústria, por meio do botão ‘acesse o evento’, a partir do dia 26, quando está prevista a definição da grade de atividades.

Nova diretoria do CBTur

A nova diretoria do Conselho Baiano de Turismo (CBTur) foi eleita ontem, com a missão de comandar a entidade no biênio 2021/2023. O atual presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, foi eleito presidente, com 18 votos a favor, cinco ausências e dois votos contrários. Duran assume novamente a CBTur após concorrer em chapa única, tendo como vice-presidente o empresário irlandês Conor John O’Sullivan e como secretária a empresária Rogéria de Alencar. O Conselho Baiano de Turismo congrega as 25 entidades que representam todas as atividades profissionais responsáveis pela condução do turismo da Bahia. Integrante do setor de realização de eventos, Duran tem uma vida dedicada ao turismo, tendo atuado ao lado do ex-secretário da pasta, Paulo Gaudenzi, falecido há pouco mais de um ano.

– Estou muito feliz por ter o reconhecimento de quase 100% das entidades que conduzem o turismo da nossa boa terra, juntos haveremos de implantar as medidas necessárias, com o apoio das autoridades municipais, estadual e federal, para revertermos a crise instalada no setor na Bahia e suas consequências em função da pandemia – afirmou.

Doação de sangue no Oeste

Bombeiros militares que integram a Operação Florestal – Base Oeste reforçaram ontem o estoque de sangue do Hemoba, em Barreiras. O esforço conjunto garantiu 21 bolsas de sangue ao hemocentro, o suficiente para salvar até 84 vidas. As doações aconteceram em um momento em que boa parte dos incêndios na região estão extintos ou em fase de monitoramento. A Base Oeste reúne bombeiros militares de todo estado e está sediada no 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco