Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hemes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Sunday, 16 de April de 2023 às 5:00 h | Autor:

Projeto incentiva paz nas escolas

Proposta pedagógica acontece em Senhor do Bonfim, na Bahia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
SALVADOR
Governos e instituições de ensino se articulam para a prevenção a ataques em escolas
Na foto:  Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques
Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A TARDE
Data: 14/04/2023
SALVADOR Governos e instituições de ensino se articulam para a prevenção a ataques em escolas Na foto: Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A TARDE Data: 14/04/2023 -

Em vez de contribuir para a instabilidade nas escolas, ampliando a narrativa de medo com reforço exclusivo em segurança, que tal contra-atacar com ações culturais visando ajudar na reconstrução do hábito de conviver em paz?

Esta é a proposta pedagógica de Senhor do Bonfim, com o projeto “A academia vai à escola”, promovido pelo Colégio Estadual Paulo Batista Machado, alçado, assim, à condição de referência nacional na luta pela erradicação do fascismo no Brasil, da qual depende o futuro da juventude do País.

A campanha desenvolvida no estabelecimento sediado no bairro de Olaria é resultado de uma associação da Academia de Ciências, Letras e Artes de Senhor do Bonfim e a Secretaria de Cultura, além da diretoria do colégio e diversos coletivos sociais.

Uma das entusiastas do projeto, a jornalista Liliana Peixinho abriu os trabalhos, ao falar para o público estudantil dos processos de motivação para leitura e escrita como práticas virtuosas.

A experiente mulher de imprensa e ambientalista com trabalho reconhecido nas ONU abordou os caminhos da reportagem em outro projeto, “Imersões Jornalísticas Sertão Afora- Caatinga Adentro”, criado e gerido pelo Movimento AMA-Amigos do Meio Ambiente.

A coordenadora do colégio, Edineide Vitor, fez as honras da casa e acompanhou as atividades com a participação dos professores Paulo Ernesto, Débora Félix, Emerson Jambeiro, Elma Rejane, Iammi Carine, Patrícia Gianne, Roniere Oliveira, Luiz Renato e Jessica Vitorino.

Como estímulo para alunas e alunos vibrarem positivo, todas e todos inspirados em compartilhar o ambiente na paz, clássicos da literatura foram os primeiros a serem lidos e resenhados.

Luta indígena em Brasília

Esta será uma semana de preparativos e de organização de representantes dos povos indígenas para participação, no período entre os dias 24 a 28 de abril, do Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília. Trabalhadoras e trabalhadores em comunicação comprometidas com a justa causa indígena têm papel decisivo no êxito da reunião anual, ao convocar, por todos os meios possíveis, os povos e organizações indígenas. Estarão presentes associações como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia; e Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

POUCAS & BOAS

Na praia de Taperapuã, em Porto seguro, termina hoje a 3ª e 4ª etapas do Campeonato Baiano de Águas Abertas, que movimentam o local desde sexta-feira, com Prova 10ª Copa Brasil. Hoje acontece a prova Marcelinha Cunha, com largada às 17h15 para competidores mirins. Em seguida será a Prova 10 Copa Brasil, com largadas distintas para homens e mulheres. O evento, também conta pontos para as Seletivas Mundiais do Sul-americano 2023 e é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) com apoio da prefeitura local.

O Dia da Botânica, será comemorado amanhã na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) O início será às 9h, com a abertura de uma exposição na Biblioteca Central. A Feira de Popularização da Botânica será aberta às 10h e movimenta a Alameda dos Oitis até às 17h. A organização é da Área III de Botânica do Departamento de Biologia (DCBIO), do Programa de Pós-graduação em Botânica e do Programa de Extensão ''POPBOT: Popularização da Botânica''.

Em Camaçari terá início amanhã o projeto Cata Bagulho, com a divulgação para os moradores do bairro Ficam, sobre os dias e horários da coleta de materiais descartáveis de grande volume como móveis e materiais recicláveis. Após a mobilização de dois dias, na quarta-feira começa a coleta, com veículo apropriado. Até outubro os demais bairros também serão integrados ao projeto. A iniciativa é da Secretaria de Serviços Públicos para combater o descarte irregular de resíduos em vias públicas, bem como maximizar o reaproveitamento de resíduos sólidos que podem ser reciclados.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco