Projetos baianos na Expo Favela | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Projetos baianos na Expo Favela

Publicado sexta-feira, 15 de abril de 2022 às 06:01 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]
Evento reunirá empreendedores e investidores em São Paulo
Evento reunirá empreendedores e investidores em São Paulo -

Dois projetos sociais da Bahia estão presentes na edição deste ano da Expo Favela, programada para ocorrer de hoje a domingo, em São Paulo. Os municípios de Inhambupe e Alagoinhas obtiveram a classificação para o encontro nacional de boas práticas nas comunidades, em trabalho desenvolvido pela Central Única das Favelas (Cufa-BA).

Inhambupe vai apresentar o projeto Fábrica de Fardamentos, uma cooperativa de mulheres com conhecimento de costura industrial, enquanto Alagoinhas levará para a capital paulista a Farmácia Verde, iniciativa de mulheres moradoras do quilombo de Cangula.

Ambos os trabalhos reconhecidos entre os melhores têm apoio da empresa Bracell Bahia, companhia do grupo RGE, gestor de empresas com operações globais de manufatura baseada em recursos naturais.

- A elaboração dos programas conta com o envolvimento direto dos próprios beneficiários, do poder público e de outros parceiros locais, afirma a gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, Mouana Fonseca.

Para Mouana Fonseca, esta estratégia possibilita à companhia ampliar a capacidade de transformação social das iniciativas e estimular o desenvolvimento sustentável de cada um dos programas, como a Fábrica de Fardamentos e a Farmácia Verde, ampliando, desta forma, a geração de renda.

A Cooperativa de Trabalho das Costureiras de Inhambupe e Região (Coopecir), gestora da Fábrica de Fardamentos, vai apresentar resultados do trabalho desenvolvido visando à qualificação de mulheres para produção de uniformes e costura em geral. 

Já o projeto Farmácia Verde, iniciado em 2017, levará à Expo Favela, produtos fabricados com base natural, como aromatizantes, velas e sabonetes medicinais e orgânicos. 

Não adianta dizer que nós vamos mudar tudo e vamos voltar a ser o que era antes [da reforma trabalhista]. Não, nós nem queremos o que era antes, nós queremos melhorar as coisas. A gente quer avançar Lula, ex-presidente da República, em evento ontem em São Paulo com representantes de centrais sindicais,
 

Algodão baiano certificado

Propriedades da região Oeste obtiveram a certificação do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e do Better Cotton Iniciative (BCI), como reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelos agroempresários reunidos na Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Nesta primeira etapa, 40% da área plantada conquistaram os diplomas de qualidade, com previsão de alcançar 90% do total até o início do segundo semestre. 

- É um processo árduo e progressivo, porque a cada ano, a meta a ser alcançada pela fazenda vai ficando mais alta, mas, dificilmente, vemos um produtor que já foi certificado retroceder”, afirma a coordenadora de Sustentabilidade da Abapa, Bárbara Bonfim.

POUCAS & BOAS

Os 176 anos de emancipação política de Mata de São João seguem sendo comemorados hoje com uma missa festiva a partir das 19h na Igreja Matriz. Para marcar o aniversário a programação foi iniciada no dia 1º de abril e contou com eventos esportivos, artísticos e culturais no município da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Amanhã, no encerramento dos festejos, atrações locais e a banda mineira Jota Quest se apresentam na estrutura montada na praça Barão Açu da Torre.

A encenação da peça Paixão de Cristo dentro da programação da “Semana Santa em Itaparica e a Doçura do Renascer em Cristo”, movimenta hoje praças e ruas, tendo como cenário o Largo da Igreja da Piedade, o casario do Centro Histórico e a Orla local. Com elenco formado por moradores da comunidade tradicional da Misericórdia, o espetáculo conta com efeitos especiais, dançarinos do grupo de jovens do CRAS e um coral com 40 vozes do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. O projeto foi aberto no último dia 09 de abril e prossegue até amanhã, com coordenação da prefeitura municipal de Itaparica.

Em Barreiras, a cerca de 860 km de Salvador, será retomada hoje a realização da Via Sacra até o Parque Santo Cristo, na Serra do Mimo, com concentração às 5h em frente do santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A caminhada por uma trilha íngreme, é um dos eventos programados para esta Sexta-feira da Paixão na cidade do extremo oeste baiano, com procissão às 18h, do santuário até a catedral de São João Batista.

Publicações relacionadas