Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Wednesday, 24 de January de 2024 às 6:48 h | Autor:

Queijos baianos disputam mundial

Confira a coluna Tempo Presente desta quarta-feira, 24

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Produtores baianos disputam classificação para o campeonato mundial
Produtores baianos disputam classificação para o campeonato mundial -

Laticínios produtores de queijos artesanais baianos disputam classificação para o campeonato mundial deste ano, programado para acontecer em São Paulo.

O Brasil vem se constituindo um dos países de maior presença nos concursos realizados no exterior, como ocorreu recentemente na Noruega, com a participação de 4.500 queijos de 43 países.

Foram 23 produtos nacionais no pódio dos melhores do mundo, conquistando uma medalha super ouro, três de ouro, mais oito pratas e 11 de bronze, sinalizando o avanço deste segmento de gênero alimentício.

Na Bahia, os municípios de Senhor do Bonfim, na categoria “coalho”, produzido pelo laticínio Dois Irmãos, e Palmas do Monte Alto, com o Campanella, na modalidade “reino”, vêm conquistando freguesia.

"O comércio de Salvador não tem necessidade de importar queijos de outros estados, nem mesmo de Minas Gerais, e os varejistas tomaram consciência de valorizar o produto local porque tem mesmo uma qualidade indiscutível”, afirma um dos principais revendedores, Rui Amorim, proprietário do armazém Disq-Entrega.

A produção queijeira nacional – e baiana, por acréscimo – vem tendo apoio irrestrito do Ministério da Agricultura e Pecuária, ao garantir a segurança para o consumo nos mercados interno e externo por meio de certificações.

O sistema de reconhecimento de produção artesanal de queijo é realizado por meio do Selo Arte e Selo Queijo Artesanal, regulamentados pela Lei 13.680/2018 e portaria 531/2022.

Os selos indicam terem os produtos propriedades únicas, diferenciadas, com modo de fabricação artesanal próprio de determinada região, tradição ou cultura, adotando boas práticas de fabricação.

Clube de escrita criativa

O Clube de Escrita Livre Criativa e Curativa, criado em 2010, chega aos 14 anos com a proposta de provocar a capacidade inventiva de quem deseja ter um bom texto, agradável, informativo e atraente.

O trabalho, desenvolvido no palco do Teatro Gamboa, terá turmas até junho, a primeira delas já em atividade, entre 16h30 e 19h30, visando à melhora da leitura como requisito para uma redação de qualidade.

A idealizadora e gestora do projeto, jornalista Isa Lorena, trabalha com exercícios lúdicos, visando produzir a descontração e favorecer entrar na mente de 12 escritores e escritoras o melhor jeito de escrever.

POUCAS & BOAS

O Carnaval de Todos, que será aberto oficialmente amanhã em Juazeiro, tem hoje a 6ª edição do evento ‘Tô na Paz 2024 – Juazeiro de Todos Nós’ a partir das 20h na praça Barão do Rio Branco. Entre as atrações no estilo Gospel estão a cantora Gisele Nascimento, o músico Luan Freitas, Homens de Fé, além de atrações locais como o Ministério Pedra Viva e Banda Adonai. A programação já é tradicional na cidade na véspera do Carnaval antecipado e é realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), com as parcerias do Conselho de Pastores de Juazeiro (Copaj) e da Confederação de Pastores, Obreiros e Líderes (Cpol), dentre outras instituições.

Um evento virtual marca hoje a passagem do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que foi celebrado em 21 de janeiro. A promoção é da Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Suppir) de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) com a participação de religiosos de diferentes instituições. O objetivo é unificar a luta e reforçar a conscientização sobre a temática.

Em Alagoinhas começa hoje uma programação de consultas para triagem que visa a realização de cirurgias eletivas em diferentes áreas da medicina. O trabalho será concentrado na Policlínica Municipal a partir das 7h, para pessoas que tenham passado pela Unidade de Saúde da Família (USF) e foram pré-agendados. Os atendimentos prosseguem amanhã e ainda na semana que vem, nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro.

Assuntos relacionados

Campeonato mundial de queijos Exportação de queijos. Escrita criativa Laticínios baianos Produtos artesanais baianos Queijos artesanais Queijos premiados

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco