Reitor da Ufba é eleito para presidir Andifes
Com 38 votos, entre os 42 das instituições representadas pela Asssociação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Joao Carlos Salles, é o novo presidente da entidade.
Houve quatro votos em branco. A Andifes é a principal associação de dirigentes universitários do país, com 67 membros, dos quais 63 são de universidades federais, mais dois de centros federais e outros dois dos institutos de ciência e tecnologia.
Baiano de Cachoeira, a cidade heroica do Recôncavo baiano, Salles tem 57 anos e fez graduação, mestrado e doutorado em filosofia. Reconhecido, entre outras qualidades, pela dedicação ao estudo do pensador Ludwig Wittgenstein, o novo presidente da Andifes tem 11 livros publicados.
Primeiro reitor da Ufba a chegar à presidênciae da Andifes, Salles tem se pronunciado com firmeza em relação ao bloqueio de verbas das universidades, determinado em abril pelo Ministério da Educação.
– A Andifes preza pelo espaço público de debate – disse ele, ao ser eleito.
Desafio – Para a instituição e toda a comunidade acadêmica brasileira, que defende a democracia e os princípio de produção de conhecimento como bem comum, o momento é de desafio em defesa do modelo de universidades públicas, gratuitas, inclusivas e de qualidade.
O novo presidente da Andifes ocupa também o cargo de presidente da Sociedade Intermaericana de Filosofia (SIF) e tem afirmado ser inegociável a educação pública em todos os sentidos.
A nova diretoria assume imediatamente e exercerá mandato de um ano.
“A portaria viola valores da lei de imigração e constitucionais importantes”
Rubens Glezer, professor de Direito Constitucional (FGV-SP), sobre Portaria 666, que estabelece condições para a deportação de estrangeiros do Brasil
“São instrumentos que dão agilidade para o Estado retirar pessoas perigosas”
André Furquim, dir. Depart. Migrações Min. Justiça
Consumo equilibrado
A Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) promove na próxima terça (30) um curso gratuito, na Península Itapagipana, beneficiando comerciantes e consumidores de 14 bairros. O Programa Codecon e Você tem a proposta de prestar serviço informativo sobre os meandros da legislação de consumo a comunidades onde é alta a presença de moradores de baixa renda que vivem de empreender pequenos negócios de venda de produtos alimentícios e utilidades. O curso de terça-feira vai acontecer na Ribeira, e até o final do ano o Codecon planeja visitar mais de dez localidades, alcançando interessados em pelo menos 150 bairros de Salvador. O objetivo é reduzir os conflitos e estimular relações de consumo mais equilibradas.
POUCAS & BOAS
- Os nove governadores do Nordeste estarão em Salvador na próxima segunda-feira para participar da reunião do Consórcio Nordeste, entidade que reúne os gestores da região e que tem Rui Costa como presidente. O incremento da oferta de serviços de saúde e o processo único de compras para os estados estão entre os assuntos da pauta da reunião, marcada para começar às 8h30, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O encontro marca também a formalização do Consórcio Nordeste.
- A primeira edição do Encontro de Sanfoneiros de Rio de Contas tem hoje apresentações culturais e das Pastorinhas, a partir das 18h. O evento reúne até amanhã artistas como Targino Gondim (com o Quinteto Sanfônico), Marquinhos Café, Renan Mendes, Del Feliz, Luizinho do Acordeon, Black do Acordeon e Hugo Luna. O encontro, que faz parte dos festejos de Santana, acontece na praça de eventos Landim, no Centro Histórico.
- Em Barreiras acontece hoje evento comemorativo pela passagem do dia do escritor (25), a partir das 9h, na Papelaria e Livraria Irmãos Ribeiro, no Centro Histórico. A homenagem conta com música do grupo Samba, Choro e Poesia, exposição e venda de livros, e a presença de autores regionais, muitos ligados à Academia Barreirense de Letras (ABL) que estarão autografando suas obras.
- Hoje é o último dia da 5ª Feira Estadual da Reforma Agrária, na praça da Piedade, em Salvador, reunindo produtos e produtores dos assentamentos e acampamentos de toda a Bahia.