Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 20 de dezembro de 2022 às 0:00 h • Atualizada em 20/12/2022 às 0:16 | Autor:

Sepromi mais forte amplia reparação

Secretaria ganhará perfil ainda mais atuante com deliberações já decretadas pelo governador Rui Costa

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Sepromi mais forte amplia reparação
-

O possível fortalecimento da política de combate ao racismo e apoio à promoção da igualdade, com a criação de novas superintendências, foi recebido com entusiasmo por lideranças dos movimentos do setor.

Uma rara iniciativa, em alcance nacional, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) ganhará um perfil ainda mais atuante com as deliberações já decretadas pelo governador Rui Costa e publicadas no Diário Oficial.

Além de ações voltadas para a reparação, visando amparar o povo preto, a Sepromi terá órgãos voltados também para os povos indígenas.

– Toda política pública capaz de ampliar a luta contra a desigualdade, refletindo no benefício da população historicamente prejudicada é bem vinda – afirmou o Taata (pai, do bantu para o português), Evilásio da Silva Bouças, presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Salvador.

Já o conselheiro do Instituto Reparação e membro do movimento Advocacia Negra, Carlos Sampaio, revelou-se “feliz”, “com grande júbilo" com os anúncios.

Os representantes do Instituto Reparação, um dos mais atuantes na luta contra as desigualdades de origem étnica na Bahia, compartilharam a alegria.

A conselheira do Instituto Reparação, a professora Gerusa Bispo e o prior Adonai Passos, da Irmandade dos Pretos, são outras duas lideranças a manifestarem sua expectativa de fortalecimento da política pública de reparação na Bahia no governo Jerônimo Rodrigues.

A Sepromi possui na sua estrutura o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, o Conselho Estadual de Povos Tradicionais e o Fórum de Gestores da Igualdade, este último constituído de gestores e gestoras de prefeituras.

O Porto Moreira respira

A criação da Associação dos Amigos do Restaurante Porto do Moreira e a publicação de um livro de crônicas e relatos diversos estão entre os resultados do primeiro encontro dos frequentadores do estabelecimento ameaçado de fechar as portas. A participação de grupos os mais diversos, unidos pela perspectiva de salvar o ponto de encontro, marcou o almoço como momento importante na luta pela preservação do Porto do Moreira, local de reunião da intelectualidade soteropolitana há oito décadas.

– O mais importante de tudo é a mobilização de recursos, visando manter o Porto do Moreira, para nós, de extrema importância, como também para a cultura baiana – disse um dos convivas presentes, o professor Ruy Sérgio.

POUCAS & BOAS

- O lançamento do Fórum Pelo Fim dos Lixões mobiliza hoje prefeitos, secretários de Meio Ambiente e outros representantes de municípios baianos, como Barro Preto e Wenceslau Guimarães, na cidade de Valença. O encontro será no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade a partir das 9h, e terá a coordenação da Secretaria municipal de Meio Ambiente.

- Em Itabuna agentes ambientais participam hoje de uma palestra sobre a importância da utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e a necessidade da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. Com início às 8h no auditório do SEST/SENAT, bairro Lomanto, o evento marcará o encerramento das atividades de capacitação dos integrantes da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI). O ciclo de palestras é promovido pela Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (ARISBA) e pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em parceria com a prefeitura local.

- A Escolinha de Artes Marciais teve ontem a primeira aula na Arena de Esportes Bahia em Lauro de Freitas. A iniciativa faz parte das ações do Programa de Iniciação Esportiva fomentado pela Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB). No município conta com a parceria da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL). No total estão sendo disponibilizadas 1.200 vagas com oferta, além das aulas, dos equipamentos necessários, como kimonos e luvas para judô, jiu-jítsu, karatê, boxe e taekwondo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco