Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 15 de setembro de 2021 às 6:01 h | Autor:

Setembro Surdo destaca avanços

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

A comunidade de surdos da Bahia vem desenvolvendo a campanha Setembro Surdo, como forma de sensibilizar a chamada “sociedade dos ouvintes” para as demandas das pessoas com diferença auditiva.

O mês começou com a realização de eventos em ambiente digital, para celebrar as conquistas ao longo dos anos, com viés forte na educação e na política com objetivo de garantir os direitos de quem não escuta ou tem alguma dificuldade com a audição.

Também este mês de setembro registra o aniversário da lei autorizando a elaboração de um modelo de educação dirigido para a pessoa surda, um processo em curso iniciado em 1856, no Brasil.

– A comunidade surda aproveita estas datas marcantes para a história, como oportunidade de reflexão sobre o que vem acontecendo para viabilizar novos avanços considerando as políticas públicas e os direitos linguísticos como fundamentais para o melhor convívio – afirmou o professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras), João Bispo.

Segundo o docente, entre 20 e 26 de setembro, será realizada uma Semana de Eventos, em formato virtual, relacionados à prática e à produção de conhecimento na área da comunicação e comportamento dos surdos.

Lembrando ser incorreto chamar uma pessoa surda de “deficiente auditiva” ou “surdo-mudo”, o professor João Bispo destaca ainda a importância do Dia do Intérprete, entre os quais o da Língua de Sinais, no dia 30.

Em outubro, antecipa o professor, o Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Ufba) promove um encontro em formato ainda a ser definido, sobre acessibilidade, com temáticas voltadas para literatura surda e Libras.

“Fake news faz parte da

nossa vida. Quem

nunca contou uma

mentirinha pra

namorada? (...) É quase

como um apelido. Se eu

colocar um apelido no

[Marcelo] Queiroga

agora e ele ficar

chateado, vai pegar”

Jair Bolsonaro, presidente, defendendo que as fake news circulem livremente sem qualquer regulação

Militares temporários

Foi prorrogado até esta sexta-feira o prazo de inscrição para o Processo Seletivo de Militares Temporários para a 6ª Região Militar do Exército. Trata-se da formação de um cadastro reserva para a contratação de 01 Oficial Técnico Temporário (Engenheiro Ambiental) e de 04 Sargentos Técnicos Temporários (03 Operadores de Motoniveladora e 01 Operador de Escavadeira Hidráulica), para serem empregados, primordialmente, na obra do Lote 6F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no interior da Bahia. A inscrição pode ser realizada presencialmente no 4° Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), em Barreiras (BA), ou via Correios, conforme previsto no Edital do Processo Seletivo, disponível no endereço www.bit.ly/3kcvSSA.

ACB empossa membros

A Academia de Ciências da Bahia (ACB) realiza hoje às 18h, sessão solene de titulação e posse de nove novos acadêmicos. A cerimônia acontece virtualmente através do canal de Youtube da Academia - https://youtu.be/ZiRj2SC2XR4 - e será aberta pelo presidente da instituição, Jailson Bittencourt de Andrade. Caberá aos acadêmicos Dora Leal Rosa e Pedro Afonso de Paula Pereira fazer a apresentação dos novos membros. Em seguida, a acadêmica Zelinda Leão fará o discurso de saudação e a pesquisadora Inês Dourado discursará em nome dos novos acadêmicos, escolhidos pelo notório saber e por sua relevante atuação científica.

Novos negócios minerais

Lítio, ferro e louças sanitárias são os novos negócios envolvendo indústrias de transformação na área de extração de minérios na Bahia, a depender da evolução das conversas entre investidores e gestores da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).

Empresários vinculados a um grande grupo baiano, cujo nome é mantido em sigilo, vêm sondando o mercado e buscando investidores para a criação de um complexo de produção das baterias de lítio.

Há reservas conhecidas do mineral em Vitória da Conquista, principal cidade do Sudoeste baiano, favorecendo a logística, o principal entrave para o desenvolvimento do setor, apesar do potencial verificado em território baiano.

Próximo a Conquista, no município de Jequié, a CBPM tem trabalhado para viabilizar o desenvolvimento de um núcleo de siderurgia de aço a partir do ferro gusa, sua principal matéria prima.

Já no sul do estado, o governo baiano projeta a atração de empresas visando um polo produtor de louças sanitárias para aproveitamento da argila na região, ideal na confecção de porcelanatos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco