Tinoco fala por quem? | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Tinoco fala por quem?

Publicado quarta-feira, 30 de março de 2022 às 06:04 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]
Cláudio Tinoco, vereador (DEM)
Cláudio Tinoco, vereador (DEM) -

Na sessão em que a Câmara Municipal de Salvador elegeu Geraldo Júnior, do MDB, como presidente da Casa para o biênio 2023 e 2024, o vereador Cláudio Tinoco questionou a legitimidade das alterações legislativas que possibilitaram o resultado da eleição. Diante do encontro que Geraldinho teve com ACM Neto e Bruno Reis na manhã de ontem, a expectativa de resultado por aclamação, que contou com o apoio do líder governista, vereador Paulo Magalhães Júnior, restou inviabilizada pela atitude de Tinoco. Foi visível o seu constrangimento ao saber que ele próprio teria votado a favor das alterações aprovadas “so-be-ra-na-men-te” na sessão plenária do último dia 23. Geraldinho não ficou nada satisfeito com o fogo amigo dentro de sua cozinha. Foi tapeado por seu grupo ou seu grupo foi tapeado por Tinoco.

Médicos têm normas para operar com robô

Depois de publicada no Diário Oficial da União, uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), regulamentando a utilização de plataformas robóticas para cirurgia, é a vez de orientar como o profissional de saúde pode buscar a qualificação necessária para realizar este tipo de procedimento.

A cirurgia robótica é realizada com o auxílio de um robô dotado de quatro braços mecânicos equipados por instrumentos cirúrgicos. A plataforma é integrada por três partes: o console (controle), o robô e o rack de imagem, por meio do qual o médico observa todo o procedimento com visão ampliada em três dimensões (3D). 

A modalidade cirúrgica permite ao médico acessar as diversas estruturas do corpo com movimentos mais amplos e precisos, embora a cirurgia chamada "robô-assistida" seja considerada como de alta complexidade, recomendando-se informar os pacientes submetidos a esse tipo de procedimento sobre seus riscos e benefícios, sendo obrigatória a elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para a realização da cirurgia. 

Para trabalhar com esta tecnologia, não basta portar o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) na área relacionada, pois o cirurgião precisa também obter a necessária capacitação em treinamento durante a residência médica ou outra metodologia específica para aquisição de conhecimento por meio de simuladores virtuais ou participação em cirurgias supervisionadas. 

De acordo com o texto da Resolução do CFM, só é possível realizar intervenção robótica sob orientação de um cirurgião-instrutor até o médico apresentar comprovante de treinamento e participação em um mínimo de 10 cirurgias utilizando robôs, enquanto a condição de orientador só poderá ser alcançada depois de 50 operações como cirurgião-principal.

Paulo Coutinho no CNCG

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), coronel Paulo Coutinho, foi eleito, por unanimidade, o novo presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG), colegiado que congrega comandantes-gerais das polícias militares brasileiras. A deliberação ocorreu em reunião  ontem. Coutinho vai substituir o coronel Euller de Assis Chaves, da PM da Paraíba. O CNCG existe desde 12 de fevereiro de 1993 e é sediado em Brasília/DF. Pela primeira vez, a Bahia terá um comandante-geral exercendo a presidência da organização.

– Presidir o CNCG é um desafio que tenho orgulho de assumir. Como sempre fiz durante minha trajetória, buscarei dar o melhor para engrandecer o protagonismo das nossas corporações no país – postou ele.

POUCAS & BOAS

Como o resultado da eleição da Câmara Municipal de Salvador chegou a ser quase por aclamação, com a ressalva apenas do vereador Cláudio Tinoco, a sugestão do colega Carballal foi acolhida e optou-se em mudar para o modelo de votação por cédula e secreto. Era esperado o resultado com um único voto contrário. A apuração deu a Geraldo Júnior, no entanto, 35 votos, três abstenções e um voto em branco. Estavam presentes 39 parlamentares. Nos arredores do Plenário Cosme de Farias, o disse-me-disse é que Duda Sanches e Débora Santana roeram a corda, ficando uma interrogação para o(a) terceiro(a) roedor(a).

Os 22 anos de emancipação política de Luís Eduardo Magalhães serão comemorados hoje com diversificada programação, que já foi iniciada com eventos que antecederam a data. O feriado desta quarta terá a corrida de rua LEM 22 RUN, a partir das 6h. Às 9h começa a edição de aniversário do projeto ‘Tem Música na Praça’, no Mercado Municipal do bairro Santa Cruz. E, fechando o dia, a 3ª edição da Feira na Praça começa às 18h na praça Sérgio Alvim Mota, com música, dança e mais de 50 expositores. 

Em Jequié uma reunião com representantes da prefeitura e da diocese local confirmou ontem, o apoio do município aos festejos do padroeiro Santo Antônio, que têm início com o trezenário. A comemoração, que este ano volta a ser presencial depois de dois anos de pandemia, é tradicional na cidade como evento religioso de cunho popular e importante para o fomento do turismo religioso na região.

Publicações relacionadas