Ufba anuncia 1º doutorado de mercado | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Ufba anuncia 1º doutorado de mercado

Confira a coluna Tempo Presente

Publicado sábado, 02 de março de 2024 às 05:20 h | Autor: Tempo Presente
Imagem ilustrativa da imagem Ufba anuncia 1º doutorado de mercado
-

Adaptar a pós-graduação, alicerçada no conceito original de contribuir para transformar o mundo por meio da pesquisa, à ideia de “profissionalismo”, construída na mecânica de mercado.

Este é o novo desafio ao qual se propõe a Universidade Federal da Bahia, na gestão do Magnífico Paulo Miguez, ao lançar o primeiro doutorado profissional da instituição.

O inusitado encontro de academia e mercado, já banalizado em instituições superiores de ensino privado, vai estrear com a formação de doutoras e doutores em Saúde Coletiva.

O cuidado com o planejamento do curso vincula a nova formação à qualificação de gestores e profissionais no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS), escapando assim, dos aspectos sinuosos da medicina lucrativa.

- A condução de serviços e sistemas de saúde complexos requer líderes capazes de enfrentar problemas pouco estruturados, de tomar decisões e agir em contextos de incerteza e urgência”, justifica o diretor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), Luis Eugenio de Souza.

Segundo o gestor e um dos principais entusiastas do projeto, a necessidade do curso é reclamada por gestores e profissionais de saúde, daí a importância de a Ufba ceder ao formato ainda pouco aceito na universidade pública.

São 25 vagas por ano, distribuídas em três áreas: análise dos determinantes sociais e das desigualdades em saúde; gestão e avaliação de políticas, programas e tecnologias; vigilância em saúde.

A previsão é de começar a primeira turma em 2025, após cumprirem-se todas as etapas de implementação do curso, já aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes).

Colóqui debate IA

Interessadas e interessados em alguns dos principais temas discutidos mundialmente podem inscrever-se no V Colóquio Internacional sobre Filosofia da Neurociência, confirmado para 1 a 5 de abril, no Rio de Janeiro. O encontro vai trazer para o Brasil pensadoras e pensadores de maior destaque mundial em temas atuais como filosofia experimental, inteligência artificial e neuroética. Para quem não tem orçamento nem agenda para passar cinco dias no Rio, no final de semana seguinte aos feriados da Páscoa, a boa notícia é a oportunidade de acompanhar todos os painéis pela internet. As inscrições estão abertas no neurophilo.com.

Publicações relacionadas