Vibra Dança apoia comunidade surda
Projeto de pesquisa é de autoria do ativista negro LGPTQIAPN+, ator e performista Alex Gurunga
A comunidade surda de Salvador está convidada a participar da Oficina Vibra Dança, baseada na musicalidade com destaque para instrumentos de religiões de matriz africana.
O objetivo da experiência é viabilizar a percepção de som e o movimento corporal, por meio da arte da dança, além de refletir sobre questões como racismo, ancestralidade e consciência negra para os surdos.
A oficina é gratuita e está programada para este domingo, dia 4, no período entre 10 horas e o meio-dia, no Teatro Gamboa, iniciando o período de despedida do palco da série de projetos desenvolvidos ao longo do ano de 2022.
Projeto de pesquisa do ativista negro LGPTQIAPN+, ator e performista Alex Gurunga, o Vibra Dança utiliza como principal meio de comunicação a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A utilização de Libras pelos surdos integra a série de princípios defendidos pelo projeto, dada a importância da utilização da língua em todos os ambientes sociais, favorecendo a autonomia dos surdos na comunicação e no convívio.
O Vibra Dança faz parte da oficina de técnicas de teatro, com a participação do técnico de iluminação Nathan Lemos, do produtor Cleiton Oliveira e do técnico de áudio Adelson Reis, com experiência de mais de 20 anos na cena cultural.
A expectativa é de ampla participação dos surdos, devido ao reconhecimento de Libras como o melhor meio de comunicação, apesar da pressão dos fabricantes de equipamentos para surdez.
A iniciativa é digna de aplauso, já que as centenas de milhares de deficientes do auditivos do Estado, como a comunidade em todo o País, ainda sofrem com o baixo número de ações contra a sua exclusão social.
Itaberaba premiada
O município de Itaberaba conquistou o 'Selo Ouro' no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A iniciativa, que avalia o nível de transparência ativa dos portais dos Poderes e órgãos fiscalizados pelos Tribunais de Contas, é uma promoção da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Sobre a importância da conquista do resultado o controlador geral do Município, Maique Oliveira diz que o resultado mostra que a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) está no caminho certo.
- Este é um compromisso inegociável que o Governo 'Terra do Desenvolvimento' tem com a promoção da transparência e ficamos felizes com a avaliação dos Tribunais de Contas que além de rígida são as norteadoras para a boa gestão pública", afirmou.
POUCAS & BOAS
- Faleceu ontem aos 90 anos, o médico, dentista e barítono José Luciano Baretto Fiuza Pereira. Apesar da especialização na área de saúde, José Luciano também tinha dedicação especial pelo meio artístico, tendo montado varias óperas através da Associação Lírica da Bahia. "Sua trajetória profissional certamente agregou muito a todos aqueles que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele em eventos, ou no dia a dia. Uma grande perda para toda a classe médica e para aqueles que o admiravam como pessoa", diz trecho do comunicado distribuído pela família. A cerimônia de cremação está prevista para hoje, às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade.
- Uma cerimônia em homenagens aos atletas e comissões técnicas que representaram Juazeiro nos Jogos Escolares Brasileiros de 2022 movimenta hoje o auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). As competições aconteceram entre os dias 02 a 14 de novembro, no Rio de Janeiro, com a participação de 37 juazeirenses. No evento de hoje, além de apresentações culturais, acontece a entrega de medalhas de participação para os envolvidos.
- Com o tema ‘Tendências e perspectivas na área de Alimentos para o desenvolvimento tecnológico e mercado empreendedor’ começa hoje em Vitória da Conquista a 2ª edição do Simpósio Nacional sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos (INECA). O evento prossegue até o dia 1º de dezembro no teatro Glauber Rocha, no Campos local da Uesb. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPGECAL), o encontro tem uma programação presencial composta por mesas redondas e minicursos.