Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CONCURSOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DEDICAÇÃO AOS ESTUDOS

Concurso público se torna saída para fugir do desemprego na Bahia

Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 previu cerca de 50 mil vagas para o próximo ano

Por Leo Moreira

16/12/2022 - 15:56 h | Atualizada em 16/12/2022 - 16:18
Rubenval cumpre rotina de 8 horas diárias de estudo
Rubenval cumpre rotina de 8 horas diárias de estudo -

Todos os dias, Rubenval Sampaio Santos acorda por volta das 7h, prepara um café bem forte e inicia a rotina de 8 horas de estudos. Isso se repete há três anos, quando, incentivado pela companheira, resolveu entrar de cabeça nos concursos públicos.

Estabilidade financeira, plano de carreira, salário e melhores condições de trabalho, ou até mesmo um sonho de infância, são alguns dos motivos que levam cada vez mais pessoas a aderir à 'vida de concurseiro'.

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em novembro, a Bahia possui uma taxa de 15,1% de desocupados. Isso significa que cerca 1 milhão de pessoas estão sem atividade remuneratória no estado.

Sem emprego, muitos recorrem ao serviço público como uma alternativa para viver bem, como é o caso de Rubenval. "Minha maior motivação para estudar para concurso foram as decepções que tive na iniciativa privada. Aliado a isso, desde os 18 anos eu tinha o sonho de seguir a carreira policial. Durante o casamento, minha ex-esposa, que é concursada, ficava me cobrando para eu fazer concurso e eu vi ser uma diferença muito grande. Ela tinha mais folgas, as férias no tempo certo. Seguiam as regras. E eu não. A gente programava uma viagem e a empresa dizia: 'não dá para tirar férias agora'. Aí você tinha que ficar pedindo", contou o concurseiro de 39 anos.

O sonho de Rubenval já é a realidade de Pedrita Maria, de 29 anos, soldada da Polícia Militar da Bahia. Ela equilibra os plantões com a atividade de digital influencer e os estudos para alcançar um objetivo maior, que é ingressar na Polícia Rodoviária Federal.

Pedrita Maria sonha agora com a carreira na PRF
Pedrita Maria sonha agora com a carreira na PRF | Foto: Arquivo Pessoal

"Estudei durante nove meses para o concurso da PM. Há mais ou menos um ano tenho estudado direcionado para a PRF. Tenho uma grande admiração pela atividade policial e, por isso, pretendo seguir na área, pelo menos por enquanto. O diferencial, para mim, está na diversidade de atuação e no tipo de escala. Hoje, busco um cargo que eu possa ganhar mais e ter uma melhor estrutura de trabalho", conta ela, que é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia.

Para Pedrita, o segredo para obter sucesso está na organização. "O que me ajuda bastante hoje a manter a minha rotina é o planejamento. Sou bastante organizada e planejo a minha rotina diária conforme as minhas prioridades".

Descongelamento

Por causa da pandemia da Covid-19, que explodiu em 2020, houve um congelamento nos editais de concursos que seriam lançados nos últimos dois anos. Porém, os certames estão sendo retomados.

Só no território baiano, os concursos que estão com inscrições abertas somam mais de 3 mil vagas em diversas áreas e níveis escolares. Além disso, a previsão é de que mais de 12 mil vagas ainda sejam disponibilizadas nos próximos meses, entre concursos municipais, estaduais e nacionais. Os salários também variam e podem passar dos R$ 20 mil.

O Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 previu cerca de 50 mil vagas para o próximo ano, em todo o país.

Dicas e experiências

As oportunidades são muitas, mas a concorrência é grande. O maior concurso dos últimos anos, do INSS, registrou mais de um milhão de inscritos para mil vagas imediatas e 2.373 oportunidades de cadastro reserva. Ou seja, preparação é fundamental.

Para o professor de língua portuguesa Luís Alberto Ferreira dos Santos, que já foi concursado e hoje leciona nos cursos preparatórios Acerte, Impacto, Curso da Vila e Realiza, "não há fórmula mágica para passar".

Segundo ele, "o que existe é organização e disciplina. Na internet, há milagreiros prometendo a terra prometida da aprovação. Porém, a realidade é outra". Ou seja, quem pretende conquistar o sonhado cargo no serviço público tem é mesmo que começar a estudar.

Luís Alberto diz que organização é essencial
Luís Alberto diz que organização é essencial | Foto: Arquivo Pessoal

A organização também é a palavra-chave. "O candidato deve perceber qual horário, dentre os afazeres diários, ele poderá destinar aos estudos. Além disso, deve também definir locais de estudo. Já estudei em banco de praça ou em praça de alimentação de shopping. Isso tudo tem a ver com organização, com flexibilidade. Já a disciplina é a constância mais rígida em manter um ritmo de estudo e conseguir dizer 'não' para as redes sociais, maratonas de séries, datas comemorativas etc", conta o professor, que já viveu os dois lados da moeda.

Outro erro comum dos 'marinheiros de primeira viagem' é iniciar os estudos apenas após o lançamento dos editais. A opinião entre os concurseiros e o especialista é de que isso tem que acontecer bem antes. Responder questões e conhecer a banca também é fundamental.

"Uma dica legal é sempre fazer provas anteriores, a fim de buscar entender as alternativas certas e as erradas. Esse método é simples, mas muito eficaz, haja vista ajudar a perceber a linguagem da banca/certame e fixar os assuntos concisamente", explica Luís.

Relato

Aprovado nos concursos para professor e escrivão da Polícia Civil da Bahia, o professor Luís Alberto relatou como é viver os dois lados.

"O concurso público pode ser relatado por dois ângulos de visão: o de candidato e o de professor especialista em concursos públicos. Enquanto candidato, precisei abdicar de muitas distrações até encontrar o tal do foco. Acho que, no afã de se concentrar nos próprios projetos, Steve Jobs resumia isso dizendo para si mesmo: 'fuja das distrações, descanse sua mente'. Fui aprovado em dois concursos públicos. Para mim, foi necessário e importante. Graças ao serviço público, concluí minha graduação numa universidade federal com certa tranquilidade para me dedicar aos estudos. Com o tempo, passei a lecionar em preparatórios para concursos cuja importância vai além da parte cognitiva, porque também lidamos com o emocional dos concurseiros, sempre lhes elevando a autoestima sem subestimar a realidade".

Oportunidades

Com tudo isso, 2023 pode ser o ano em que você conquiste o tão sonhado cargo no serviço público. O Portal A TARDE fez um mapeamento dos concursos públicos abertos e previstos na Bahia. Confira:

Receita Federal 2022 — Analista e auditor

Concurso da Receita Federal está com inscrições abertas para 699 vagas

Ensino Superior

Câmara de Feira de Santana (BA) 2022

Concurso da Câmara de Feira de Santana BA abre 28 vagas de nível médio

Ensino Médio

DPE BA

Processo seletivo da DPE BA abre inscrição para 115 vagas de analista

Ensino Superior

Marinha 2023 - Aprendiz-marinheiro

Concurso da Marinha tem edital publicado com 671 vagas de nível médio

Ensino Médio

Prefeitura de Casa Nova (BA)

Concurso da Prefeitura de Casa Nova BA prorroga inscrição para 538 vagas

Prefeitura Vitória da Conquista (BA) 2022

Processo Seletivo Prefeitura de Vitória da Conquista BA inscreve para 12 vagas

Ensino Fundamental | Ensino Médio | Ensino Técnico | Ensino Superior

Previsões segundo o PLOA 2023 na Bahia

Poder Legislativo

Assembleia Legislativa (ALBA): 110 vagas

Tribunal de Contas (TCE BA): 40 vagas

Poder Judiciário

Tribunal de Justiça (TJ BA): 280 vagas

Ministério Público (MP BA): 100 vagas

Administração Direita

Secretaria da Fazenda (SEFAZ BA): 119 vagas

Procuradoria Geral do Estado (PGE BA): 65 vagas

Secretaria da Administração (SAEB BA) : 65 vagas

Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP BA): 400 vagas

Secretaria da Segurança Pública (SSP BA): 4.237 vagas

Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR BA): 25 vagas

Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA): 25 vagas

Secretaria da Educação (SEC): 2.113 vagas

Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS): 15 vagas

Sociedades de Economia Mista

Empresa Baiana de Ativos S/A (BAHIAINVESTE): 3 vagas

Companhia Baiana de Pesquisa Mineral(CBPM): 39 vagas

Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (EMBASA): 930 vagas

Autarquias

Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB): 110 vagas

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB): 96 vagas

Universidade do Estado da Bahia (UNEB): 68 vagas

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rubenval cumpre rotina de 8 horas diárias de estudo
Play

Governo anuncia concurso com 2.870 vagas para PM e bombeiros

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA