CONSCIÊNCIA NEGRA
Consciência Negra: confira a programação da Casa do Benin
Por Da Redação

Como parte da programação do Novembro Negro, a Casa do Benin, no Pelourinho, realiza nesta quinta-feira, 19, e no dia 30 de novembro, a partir das 18h, uma exibição de filmes voltados para o universo da cultura negra.
Neste primeiro dia, será exibida a produção "Moro no Brasil", de Mika Kaurismaki, que trata de gêneros musicais, como frevo, maracatu, samba-de-coco, embolada e forró, mostrando as influências indígenas, africanas e portuguesas na multiculturalidade brasileira.
No dia 30, é a vez de "Negação do Brasil", de Joel Zito de Araújo, que faz uma viagem na história das telenovelas no Brasil, ao mesmo tempo em que promove uma análise sobre o papel atribuído aos atores negros nas obras, majoritariamente relacionados a personagens estereotipados e de conotação negativa.
Também na Casa do Benin, os visitantes podem conferir, de segunda a sexta, das 9 às 17h, a exposição "Casarios", de Diógenes Simões. Em cartaz até o dia 30, a mostra exprime a percepção do artista sobre o Pelourinho, com destaque para as edificações históricas, e faz um paralelo com a arquitetura presente a cidade de São Cristóvão (Sergipe), que também possui patrimônio tombado pela Unesco.
Além dela, também está em cartaz a exposição de longa duração composta pelo acervo permanente do espaço, com peças de mercados populares e centros de artesanato das cidades beninenses de Cotonou, Uidá, Adjara, Saketê, Porto Novo e Aboumey, que foram catalogadas pelo antropólogo francês Pierre Verger.
Música
Na próxima quarta, 25, às 19h, a Orquestra Afrosinfônica realiza um ensaio aberto ao público, com entrada gratuita. Concebida pelo maestro baiano Ubiratan Marques, o grupo une instrumentos de orquestras tradicionais e todos os seus naipes de cordas, madeiras, metais e percussão e outros regionais, como xequerês e tambores, estabelecendo uma fusão entre o peso das nuances sinfônicas e a personalidade particular dos arranjos africanos.
Na quinta, 26, acontece mais uma edição da Mostra Gourmet Ajeum do Benin. O evento une gastronomia africana - com pratos preparados pelas chefs Ana Célia Batista e Angélica Moreira - e música. No evento, os visitantes consomem entrada, prato principal e sobremesa com receitas de países como Benin, Angola, Nigéria e Moçambique. O valor da degustação é R$ 30, com pagamento à vista.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes