Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CORONAVÍRUS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DESATIVAÇÃO

Desde maio, quantidade de leitos UTI caiu 87% em Salvador

Arrefecimento da covid levou ao desmonte da estrutura montada no pior momento da pandemia

Por Rodrigo Aguiar

08/12/2021 - 6:06 h

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e arrefecimento da pandemia, o número de leitos de UTI instalados caiu 87% em Salvador e 69% na Bahia em relação a maio deste ano.

Atualmente, há 105 leitos de UTI para pacientes adultos com covid na capital e 507 no estado. No momento de maior pressão sobre o sistema de saúde, eram, respectivamente, 789 e 1.624 leitos do tipo, segundo dados das secretarias de Saúde.

Desde o começo do mês, foram desmobilizados em Salvador mais 29 leitos de UTI, passando de 134 para os atuais 105, o que influenciou no aumento recente da taxa de ocupação, atualmente em 42%. No estado, estão ocupados 38% dos leitos de UTI adulto.

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, afirmou que a desativação é definida em conjunto com o Estado, em uma comissão.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que avalia continuamente diversos indicadores para definir quanto à desmobilização ou necessidade de abertura de novos leitos. Entre estes indicadores, de acordo com a pasta, estão taxa de ocupação, número de casos ativos da doença, taxa de cobertura vacinal e índice de positividade dos testes.

Em setembro, foi desativado o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, unidade de referência montada pela Sesab para o atendimento a pacientes com covid-19. O hospital funcionou em dois períodos durante a pandemia: de 7 de junho a 16 de outubro do ano passado, e em 2021, de 4 de março a 6 de setembro. A unidade, que chegou a contar com 200 leitos, atendeu a 2.840 pessoas, de acordo com a secretaria.

Em coletiva na última segunda-feira (6), o prefeito Bruno Reis afirmou que torce pela confirmação do caráter menos agressivo da variante ômicron, o que evitaria a necessidade de uma estrutura semelhante à montada no pior momento da pandemia. "Tomara que sim, porque seria muito complexo a gente ter que reabrir leito de UTI, tendas, gripários. Acaba sendo muito injusto com quem se vacinou ter que abrir leito para quem não cumpriu seu papel. Afinal de contas, o dinheiro é de todos nós, o prefeito só administra”, declarou.

Na ocasião, o prefeito também alertou para o aumento da taxa de transmissão da covid na capital, ao reiterar a necessidade de ter o esquema vacinal completo. Segundo o gestor, o índice subiu 10% e agora está em 0,97. Quando a taxa (Rt) está acima de 1, significa aceleração da pandemia.

Distribuição

Dos 105 leitos montados na capital, 80 estão no Hospital Espanhol, 20 no Hospital Sagrada Família e cinco na Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto. Na Região Metropolitana, são mais 60 leitos UTI em Lauro de Freitas e 8 em Alagoinhas.

No Sul do estado, são 60 leitos; no Centro Leste, 55. "Teve uma redução grande, por conta de baixa demanda. Como não há necessidade, muitos leitos foram cedidos para outras doenças", afirma a infectologista Melissa Falcão, coordenadora do comitê de enfrentamento à covid em Feira de Santana.

São mais 50 leitos no Norte, 45 no Extremo Sul, 45 no Oeste, 39 no Sudoeste e 30 no Centro Norte. Além disso, 10 leitos estão instalados em Cachoeira, no Recôncavo, conforme dados da Sesab.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Posto do Campo da Pólvora registra tumulto e fila devido a vacinação

Play

Ceuci Nunes defende uso das máscaras: 'cautela não faz mal'

Play

Risco da variante ômicron continua muito alto, diz OMS

Play

Queiroga diz que prioridade é ampliar vacinação contra Covid-19

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA