Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CORONAVÍRUS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CORONAVÍRUS

'Paciente zero' da Covid-19 vendia frutos do mar em Wuhan, diz estudo

Por Da Redação e AFP

19/11/2021 - 8:49 h
Estudo aponta que primeiro paciente com Covid-19 era vendedora de mercado em Wuhan | Foto: NOEL CELIS | AFP
Estudo aponta que primeiro paciente com Covid-19 era vendedora de mercado em Wuhan | Foto: NOEL CELIS | AFP -

O primeiro caso de Covid-19 identificado na cidade chinesa de Wuhan é o de uma vendedora que trabalhava no mercado de frutos do mar e que adoeceu no dia 11 de dezembro de 2019, segundo o virologista Michael Worobey, em um artigo publicado na prestigiada revista Science.

Esses dados, assim como a análise dos primeiros casos de covid-19 na cidade, claramente inclinam a balança para uma origem animal do vírus, indicou Worobey. Desde o início da pandemia, especialistas debatem a origem do vírus, na ausência de evidências definitivas.

O próprio Worobey pertencia a um grupo de 15 especialistas que publicou um artigo na revista Science em meados de maio pedindo uma séria consideração da hipótese de um vazamento de um laboratório em Wuhan.

Agora, destacou ele, sua pesquisa "fornece fortes evidências a favor da origem da pandemia a partir de um animal vivo" nesse mercado.

Uma das críticas a essa teoria, acrescentou, baseava-se no seguinte argumento: como as autoridades sanitárias alertaram sobre casos de uma doença suspeita vinculada ao mercado a partir de 30 de dezembro de 2019, foi introduzido um viés que levou à identificação de mais casos naquele local do que em outros, centrando a atenção nele.

Para contornar esse viés, Worobey analisou os casos notificados por dois hospitais antes do alerta ser feito. Porém, esses casos também estão intimamente relacionados ao mercado, e os que não o estão localizam-se ao seu redor.

“Nesta cidade de 11 milhões de habitantes, metade dos primeiros casos está relacionada a um lugar do tamanho de um campo de futebol”, ressaltou Worobey em entrevista ao New York Times. "Fica muito difícil explicar essa tendência se a epidemia não tiver começado nesse mercado".

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Estudo aponta que primeiro paciente com Covid-19 era vendedora de mercado em Wuhan | Foto: NOEL CELIS | AFP
Play

Posto do Campo da Pólvora registra tumulto e fila devido a vacinação

Estudo aponta que primeiro paciente com Covid-19 era vendedora de mercado em Wuhan | Foto: NOEL CELIS | AFP
Play

Ceuci Nunes defende uso das máscaras: 'cautela não faz mal'

Estudo aponta que primeiro paciente com Covid-19 era vendedora de mercado em Wuhan | Foto: NOEL CELIS | AFP
Play

Risco da variante ômicron continua muito alto, diz OMS

Estudo aponta que primeiro paciente com Covid-19 era vendedora de mercado em Wuhan | Foto: NOEL CELIS | AFP
Play

Queiroga diz que prioridade é ampliar vacinação contra Covid-19

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA