PANDEMIA BRASIL
Com 654 novos casos de covid, Bahia registra segundo menor número do ano

A Bahia registrou nesta terça-feira, 20, o segundo menor número de novos casos de Covid-19 no ano. Foram notificados, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), 654 casos nas últimas 24 horas. A última vez em que o indicador esteve mais baixo foi no dia 2 de janeiro, quando foram registrados 602 novos casos.
Nesta terça, foram registradas 54 mortes pelo novo coronavírus. São 25.304 óbitos por Covid-19 no estado desde o início da pandemia, o que equivale a uma letalidade de 2,15%.
Pelos dados da Sesab, a quantidade de novos casos da doença está em queda desde o último sábado, 17, quando foram notificados 2.915. Foram 2.131 no domingo, 18, e mais 1.190 na segunda-feira, 19.
Dos 1.175.267 de casos confirmados desde o início da pandemia, 1.141.106 já são considerados recuperados e 8.857 encontram-se ativos.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.411.917 de casos descartados e 229.951 em investigação. Na Bahia, 51.231 profissionais de saúde já foram diagnosticados com a Covid-19.
Entre as mortes, 55,75% foram de pessoas do gênero masculino e 44,25% do feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,91% corresponderam à parda, seguidos por branca (22,5%), preta (15,32%), amarela (0,41%), indígena (0,14%); enquanto não há informação em 6,72% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,98%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,63%).
A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos é explicada pela sobrecarga das equipes de investigação, de acordo com a secretaria, já que há doenças de notificação compulsória além da Covid-19. Ainda segundo a pasta, outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas pelas vigilâncias municipais e estadual para evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
Às 12h desta terça, apenas sete solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 13 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto na Bahia é de 57%. Nos leitos de enfermaria adulto, é de 39%.
Vacinação
Já receberam a primeira dose da vacina no estado 5.691.562 de pessoas, das quais 2.167.844 já receberam também a segunda aplicação. Outros 238.968 foram vacinados com o imunizante de dose única. Conforme a Sesab, a Bahia já vacinou 53,1% da população acima dos 18 anos (estimada em 11.148.781) com pelo menos a primeira dose.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes
