CULTURA
Bento Ribeiro acha seu lugar na telinha da MTV
Por Jair Fernandes de Melo, do A TARDE
Na música, a pedida é hip hop, eletrônica, blues e rock. No cinema, filmes de violência, tipo samurai, humor escrachado (Quem Vai Ficar com Mary ou O Virgem de Quarenta Anos, por exemplo). Na TV, as animações de humor negro Os Simpsons e South Park. Na literatura, histórias em quadrinhos – do Super-Homem aos mais sofisticados, cujos bonecos ele coleciona. Sim, Bento Ribeiro gosta, também, de videogame.
O novo VJ da MTV, filho do famoso escritor João Ubaldo Ribeiro, está, agora, em uma emissora mais próxima de seu mundo. Deixou para trás o caminhoneiro Juca, par de Cláudia Ohana em A Favorita (Globo). Na verdade, a passagem pela faixa nobre da maior emissora do País foi mais um acidente de percurso. “Antes da novela, eu já tinha gravado dois pilotos com Dani Calabresa (apresentadora, junto com Bento, do Furo MTV). Fiz o teste para a novela e um mês depois fui chamado. Não ia desperdiçar a oportunidade. Deixei a MTV esperando um pouco”, comenta Bento.
O galã recebeu a reportagem na casa da família em Itaparica, a menos de 500 metros da praia. De bermuda, sandálias “havaianas” e sentado em uma cadeira de praia, Bento diz estar satisfeito com a novidade na carreira.
Formado em teatro e ex-estudante universitário de cinema, o novo astro da MTV vai criar quadros, escrever e interpretar no novo programa. “Vamos comentar as notícias do dia. Os caras (roteiristas) escrevem o texto, eu e Dani ‘incorporamos’, mudamos um pouco pra nossa cara. Aí eles finalizam”, explica como será o Furo MTV. No jargão jornalístico, “furo” é a notícia dada em primeira mão.
Bento garante que o programa será “uma coisa pra cima, para jovem”. Segundo ele, no telejornal padrão, o apresentador apenas dá a informação, imparcialmente. “Você fica esperando algo mais. A gente vai fazer um comentário, um esquete”, complementa.
REPERCUSSÃO – A participação em A Favorita foi importante para o processo de amadurecimento na carreira, frisa Bento. “Cláudia Ohana ficava botando a maior pressão, falando que eu ia contracenar com Tarcísio (Meira) e etc. Eu procurava ser humilde, respeitoso”, lembra. Sobre a repercussão do papel, Bento diz que ninguém “me xingou na rua ou tentou me atropelar com o caminhão (risos). Às vezes vinha alguém dizer ‘tava divino seu trabalho, divino’, mas isso era exagero”, acha o modesto ator.
O pai, que não é grande fã de televisão, dá toda a força para o iniciante apresentador da MTV, que prefere escrever roteiros de filmes e seriados a livros. “Meu pai é super cuca fresca, na dele. Só quer que a gente tome um rumo da vida. E não quero ser totalmente desvinculado dele. Tanto que, no Carnaval do ano passado, a gente conseguiu entrar em muitos camarotes”, faz gozação, antecipando seu estilo no novo programa.
Se quiser ganhar a atenção de Bento, fale de cinema. E cinema de Hollywood. Para ele, há espaço para mais humor e suspense no Brasil, não apenas filmes ‘cabeça’. “Só porque um filme é comercial não quer dizer que seja ruim. Há dinheiro para fazer esse tipo de filme aqui”, defende. Se o pai, João Ubaldo, é das letras, Bento é das imagens – ele reconhece. “Enquanto meu pai pensa na beleza da coisa escrita, da coisa lida, da imaginação, eu penso mais na sequência, como ia ser o personagem pulando”, exemplifica o roteirista.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes