PREMIAÇÃO
Chico Buarque recebe Prêmio Camões negado por Bolsonaro
Após quatro anos, cantor, compositor e escritor celebra honraria em Portugal
Por Da Redação
Chico Buarque vai receber o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em português, nesta segunda-feira, 24, no Palácio Nacional de Queluz, em Portugal. O artista foi referendado para receber a premiação em 2019 e a espera ocorreu por conta da recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em assinar o documento.
Na época, Bolsonaro ironizou que entregaria o prêmio à Buarque "até 21 de dezembro de 2026", em referência a um possível segundo mandato, antes de ser derrotado nas eleições por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A polêmica se estendeu durante a gestão do ex-mandatário e Buarque se posicionou nas redes sociais. "A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prêmio Camões".
O presidente Lula está em visita oficial a Portugal com a comitiva da Presidência da República e assinará o documento. Em companhia da ministra de Cultura, Margareth Menezes, a agenda pretende firmar acordos para o fomento da cultura, como um tratado de cooperação para o fomento à coprodução cinematográfica e o retorno do Brasil ao Programa CPLP Audiovisual.
Tendo em vista o recebimento do prêmio por Buarque, a ministra destacou a importância do reconhecimento para a obra do artista.
"Essa entrega é simbólica porque representa a vitória da democracia. Chico Buarque é um artista de uma envergadura tremenda, pela história, por tudo que já produziu, tanto na música, quanto na literatura. Ser testemunha, participar enquanto ministra desse momento depois de sofrermos uma tentativa de golpe recente no Brasil e do desmonte da cultura nesses últimos quatro anos, é motivo de festa", afirmou em comunicado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes