CULTURA
Cirque Du Soleil faz temporada em seis capitais do Brasil
Por Agencia Estado
Depois do sucesso em temporadas nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro no ano passado com o espetáculo "Saltimbanco", o Cirque Du Soleil retorna para uma turnê no Brasil ainda maior e com novo show, o "Alegría", já assistido em 15 países por mais de 9 milhões de espectadores. No Brasil, serão, no total, dez meses de apresentação e, desta vez, além das capitais paulista e carioca, estão no itinerário Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.
A divulgação à imprensa sobre o retorno do Cirque du Soleil ao Brasil foi feita hoje em um hotel de São Paulo pelo presidente da CIE Brasil (produtora da turnê), Fernando Alterio, e representantes da trupe. "Diante do sucesso do espetáculo anterior, com ingressos esgotados meses antes da estréia, resolvemos partir para um plano mais agressivo, levando o espetáculo para outras cidades", destacou o presidente da CIE Brasil.
Mas quem está ansioso deve esperar. A largada da turnê será somente em 14 de setembro, em Curitiba, no Estacionamento do Centro de Convenções Expotrade. Depois, o circo vai à Brasília (Park Shopping), dia 19 de outubro, Belo Horizonte (CEU Pampulha), em 22 de novembro, e Rio de Janeiro (estacionamento Barra Shopping) em 27 de dezembro. A capital paulista só verá o Cirque em 7 de fevereiro do ano que vem. O encerramento da temporada será em Porto Alegre, quando desembarcam com o circo no "Futuro" Shopping Barra, dia 15 de maio.
De todas as praças, somente São Paulo ainda não tem local marcado, que, de acordo com Alterio, será definido em "até 30 dias". E o público pode ir preparando os bolsos. Os ingressos variam de R$ 130,00 a R$ 300,00, de acordo com o dia e a sessão escolhida. Em Porto Alegre, os ingressos serão um pouco mais baratos - de R$ 100,00 a R$ 280,00.
Técnica de vanguarda
A idéia do espetáculo, criado em 1994 e que chega este ano ao País, é baseada em conceitos similares ao "Saltimbanco". "É o mesmo conceito de Saltimbanco, mas não é a mesma coisa", explica o diretor artístico. "O foco é o mesmo, em cima dos artistas, com conceito tradicional. Mas em Alegría temos uma evolução maior da técnica de vanguarda", acrescenta Luc.
Em nove atos, "Alegría" é inspirado nas famílias circenses que cruzavam a Europa, com personagens que traçam seu próprio caminho, perpassando por mudanças e transformações sociais decorrentes de lutas históricas. Os personagens incluem mendigos, crianças, velhos aristocratas e, claro, bobos da corte. A música é executada ao vivo, com espaço para o jazz, pop e tango. Assim, a trupe canadense de circo parte de uma história para arrematar os espectadores, desafiando a gravidade com acrobacias quase inacreditáveis.
Infra-estrutura
"Alegría" chega ao País com a mesma infra-estrutura levada aos demais países: o elenco, composto por 53 artistas de 14 nacionalidades, uma equipe de cerca de 130 pessoas, mais de 800 toneladas de equipamento e uma espécie de "vila sobre rodas", que ocupa uma área de 20 mil metros quadrados. Sem divulgar números de investimentos, a CIE Brasil revelou apenas que, ao contrário do espetáculo anterior, quando captaram cerca de R$ 9,4 milhões por meio da Lei Rouanet, que autoriza empresas a destinar até 4% de seu Imposto de Renda à realização de projetos culturais, desta vez eles não utilizaram este meio.
Sobre projeções de faturamento, a produtora utilizou como base a bilheteria arrecadada com "Saltimbanco", de R$ 60 milhões, segundo Alterio. Com a extensão da temporada, este número deve ficar superior ao dobro com "Alegría". "Em torno de R$ 130 milhões", estima o executivo da CIE.
Ingressos
Os clientes dos patrocinadores Bradesco Prime, Private e American Express têm exclusividade em pré-venda, a partir de 4 de junho até 1º de julho. Do dia 2 a 8 de julho, todos os clientes Bradesco, Prime e Private e também American Express terão acesso à compra de ingressos. Para o público em geral, as vendas começarão dia 9 de julho.
Serviço:
Curitiba, a partir de 14/09 - Estacionamento do Centro de Convenções Expotrade.
Sessões: terças, quartas e quintas-feiras, às 21h. Sextas-feiras e sábados, às 17 e 21h e domingos, às 16 e 20h.
Bilheteria oficial: Shopping Barigüi
Brasília, a partir de 19/10 - Park Shopping
Sessões: terças, quartas e quintas-feiras, às 21h. Sextas-feiras e sábados, às 17 e 21h e domingos, às 16 e 20h.
Bilheteria oficial: Park Shopping
Belo Horizonte, a partir de 22/11 - CEU/Pampulha
Sessões: terças, quartas e quintas e sextas-feiras, às 21h. Sábados, às 17 e 21h e domingos, às 16 e 20h.
Bilheteria oficial: BH Shopping
Rio de Janeiro, a partir de 27/12 - Barra Shopping Sessões: terças, quartas e quintas e sextas-feiras, às 21h. Sábados, às 17 e 21h e domingos, às 16 e 20h.
Bilheteria oficial: Barra Shopping
São Paulo, a partir de 07 de fevereiro de 2008 - Local a definir
Sessões: terças, quartas e quintas e sextas-feiras, às 21h. Sábados, às 17 e 21h e domingos, às 16 e 20h.
Bilheteria oficial: Morumbi Shopping
Porto Alegre, a partir de 15 de maio de 2008 - "Futuro" Shopping Barra
Sessões: terças, quartas e quintas e sextas-feiras, às 21h. Sábados, às 17 e 21h e domingos, às 16 e 20h.
Bilheteria oficial: SuperZaffari Ipiranga
Mais informações através do site www.ticketmaster.com.br ou pelos telefones (11) 6846-6000 ou 0300-789-6846.
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