Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MÚSICA

Dois Em Um grava DVD ao vivo no Museu do Recôncavo

Por Chico Castro Jr.

08/09/2015 - 12:26 h
Fernanda Monteiro, uma das vocalistas da banda Dois Em Um
Fernanda Monteiro, uma das vocalistas da banda Dois Em Um -

As águas tranquilas da Enseada de Caboto, no município vizinho de Candeias, parecem refletir, além do céu azul, a fluidez do som do Dois Em Um, que escolheu o belíssimo cenário do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho para gravar seu DVD ao vivo, no sábado e sexta-feira passados.

O duo formado pela violoncelista carioca Fernanda Monteiro e pelo guitarrista baiano Luisão Pereira estava fora do circuito há algum tempo, desde o abalo causado pela separação do casal, em 2014.

"A princípio, só vamos lançar o DVD com os shows de lançamento. Acho que é o fim de um ciclo. Não só do casamento, mas musicalmente também", afirma Fernanda.
Do seu lado, Luisão parece alimentar um fio de esperança em relação ao duo: "Até hoje o Dois Em Um me dá muita alegria. Se continuar dando alegria pra ela também, a gente continua", afirma.

Músicos profissionais que são, Luisão e Fernanda darão continuidade ao projeto do DVD, contemplado no Edital Bahia do Natura Musical 2013. Foram dois dias de gravações sob a direção geral de Gilberto Monte. Na sexta-feira, o duo e sua banda de acompanhamento gravaram em um salão, sem a presença de público.

No sábado, as gravações foram na parte externa do casarão que abriga o museu, diante de um público de convidados e fãs.

"Fiquei muito feliz (com as gravações), foi mágico. A gente tocou com uma emoção que não rolava há muito tempo. O lugar também ajudou muito, sabe? O sol ajudou, até passarinho cantou na hora certa. No final, tinha gente chorando na plateia", conta Luisão.

"Estar ali na natureza tem uma coisa de energia, mesmo. Pode ser meio haribô dizer isso, mas foi muito gostoso", acrescenta Fernanda

O DVD reunirá canções dos dois álbuns do duo: Dois Em Um (2009) e Agora (2013), mas, como se vê, sem cair na obviedade dos DVDs ao vivo.

"Está mais para um filme da Dois Em Um, não linear e marcado pelo elemento água, assim como já era o Agora", contou Gilberto à reportagem, que esteve lá na sexta-feira.

"O formato de DVD ao vivo está esgotado, então teremos passagens sem a banda na tela. A gente tenta um outro caminho", acrescenta.
55 cômodos

O cenário merece menção especial. O casarão que abriga o Museu localiza-se no antigo Engenho Freguesia, do século 17. Após ser saqueado por holandeses (o que explica o canhão no jardim), foi reformado no século 18, ganhando sua feição atual, com capela e nada menos que 55 cômodos.

Herdado pelo historiador e ex-prefeito de Salvador José Wanderley de Araújo Pinho (1890-1967), que dá nome a uma rua no Canela, o casarão foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1971.

"Foi o (artista plástico) Joãozito que nos sugeriu este lugar", conta Gilberto.

"Ele faz parte do Projeto Ativa, do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia), que mapeia espaços públicos desativados como este, para tentar alavancar sua recuperação", acrescenta.

Vamos para Saturno

Na sexta-feira, a luz da tarde que entrava pelas janelas do salão onde foram realizadas as gravações estourava sobre os membros da banda.

Os membros do coletivo sergipano Snapic, responsável pelas filmagens, circulavam apressados entre os músicos e os objetos de cena dispostos no cenário por Mayra Lins: uma bola de espelhos lançando estilhaços de luz, bolas de vidro transparente e conchas do mar.

Acompanhando Fernanda e Luisão, uma banda escolhida a dedo: Tadeu Mascarenhas (baixo e teclados), Felipe Dieder (da Maglore, bateria), Livia Nery (teclados), mais participações do pernambucano Zé Manoel (teclados) e da cantora baiana Rebeca Matta.

Todos em seus lugares, Gilberto checa se todos desligaram os celulares. Silêncio no set. Fernanda abre a boca, a voz quase angelical. São gravados dois takes de uma canção. "Grava mais uma?", pergunta Gilberto. "Não, tá bom! Vamos para Saturno", sugere Mayra, referindo-se a uma das faixas do Agora. "Vamos pra Saturno", assente Luisão.

Mais adiante, em outra canção, Felipe, próximo à janela, adverte para o ruído que vem de fora: "Peraí, tem uma van andando aqui embaixo". "Para a van!", pede Gilberto.
Daí dirige-se a Portuga, técnico de som na sala ao lado: "Parou aí?" "Parei", responde. "OK, tá gravando? Vamos de novo. 3, 2, 1...", comandou Gilberto.

O DVD tem previsão de lançamento para o final do ano, com quatro shows de lançamento (previstos no edital) em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fernanda Monteiro, uma das vocalistas da banda Dois Em Um
Play

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

Fernanda Monteiro, uma das vocalistas da banda Dois Em Um
Play

Forfun traz viagem no tempo e homenagens em show na Concha Acústica

Fernanda Monteiro, uma das vocalistas da banda Dois Em Um
Play

Dudu Nobre lamenta morte do compositor baiano Dito Machado

Fernanda Monteiro, uma das vocalistas da banda Dois Em Um
Play

Jack Black cancela turnê após alfinetar Trump

x