SALVADOR
Coletivo DUO lança temporada do musical 'O Caminho dos Mascates'
Espetáculo aborda reinvenção do nordeste na Arena Sesc-Senac Pelourinho, entre 1 e 28 de outubro
Por Da Redação

O musical do Coletivo DUO, escrito pelo dramaturgo e poeta Denisson Palumbo, "O Caminho dos Mascates", inicia a nova temporada no próximo sábado, 1, e vai até o dia 28 de outubro, às 19h, na Arena Sesc-Senac Pelourinho, em Salvador. O espetáculo acontece nas sextas e sábados. Os ingressos estão disponíveis para compra no Sympla e na Bilheteria do Teatro.
Com direção cênica de Elisa Mendes, o musical é permeado de referências coletivas do ser nordeste, de um povo imaginário que em trânsito construiu um Brasil. Os atores Israel Barretto, Marcos Lopes e Saulus Castro questionam suas vivências e produzem repentes a partir de dúvidas territoriais - Antônio Corrente, Antônio das Velhas e Antônio Massangano, respectivamente.
O autor Denisson Palumbo traz para sua embolada musical e dramatúrgica um plebiscito que questiona ao povo se ele deseja a derrubada dessa muralha repleta de ilusões - geográficas e racionalistas, se os nós fronteiriços devem ser desatados, demolidos.
O autor conta que o texto foi escrito entre março e junho de 2020, durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, e tem como referência “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, "obra fundamental para entender o Brasil e reinventar o Nordeste". O espetáculo interroga o que seria a identidade cultural contemporânea de uma nova “nordestinidade”.
Em "O Caminho dos Mascates", música e dramaturgia se borram. O espetáculo é musical por si, com falas ritmadas que dão vidas às personagens. Com direção musical de Saulus Castro, ator que dá vida ao mascate Antônio Massangano, a musicalidade traz a pluralidade dos Nordestes. Baiões, Bois, Aboios, Sambas de roda, Maracatus, Cavalos Marinho, Frevos, Emboladas, Carimbós, Xotes, Xaxados, Serestas e tantas outras sonoridades do Brasil-Profundo.
Com a direção de arte de Guilherme Hunder, o cenário do espetáculo reafirma a poética nordestina. Os figurinos e acessórios de cena são compostos de fragmentos terrosos de tecidos em algodão, couro e malhas, madeiras, metais e plástico.
Serviço
O quê: O Caminho dos Mascates - Coletivo DUO, com direção de Elisa Mendes
Quando: 1 a 28 de outubro, sextas e sábados, às 19h
Onde: Arena Sesc-Senac Pelourinho
Entrada: R$30 (inteira) R$15 (meia) - Sympla e Bilheteria do Teatro
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes