APÓS 3 ANOS
Com benção de Carlinhos Brown, Teatro Sesc Casa do Comércio é reaberto
Show do artista baiano marcou a volta do equipamento ao cenário cultural
Por Matheus Calmon
Após três anos fechado para reforma e investimento de pouco mais de R$ 15 milhões, o Teatro Sesc Casa do Comércio reabriu as portas nesta terça-feira, 27, com evento restrito a convidados. O evento contou com a presença de Carlinhos Brown, primeiro artista a se apresentar neste novo momento do equipamento.
Em nome da classe artística, Brown afirmou que o momento é de gratidão ao Teatro por reforçar a cultura do estado. Ele brincou e mandou um recado aos colegas de classe: "Já vou adiantar pra meus amigos que tem chuveiro quente. Pra quem não gosta só de tomar banho frio".
O cantor seguiu destacando melhorias que reparou. "O melhor é o aconchego das poltronas. O melhor é que nós temos um palco muito mais elaborado. "Então, pra dança, né? Para o teatro, para a música... Nós temos uma ferramenta extremamente necessária que condiz com a sofisticação daqueles que buscam o teatro".
"Casa do Comércio e Teatro SESC Casa do Comércio está esperando o melhor de nós porque ele já é o melhor pra nos receber", finalizou o cantor.
O grande público poderá assistir espetáculos no espaço a partir de julho. Entre as apresentações já confirmadas estão shows de Flávia Wenceslau, Nando Reis, Ricardo Chaves e Luciano Calazans, Elba Ramalho, Irmãos Macedo e outros.
Ao Portal A Tarde, o diretor do Sesc Bahia, Marconi Sousa, afirmou que já há atrações marcadas para março de 2024.
"É um sentimento de alegria por termos, depois de três anos com muita dificuldade, com pandemia, a entrega à sociedade baiana num palco gigantesco como esse, o mais moderno do estado da Bahia, o segundo maior, e posso te afirmar que a melhor casa de espetáculos do estado da Bahia. Isso vem a engrandecer o nome dos artistas que aqui poderão fazer suas apresentações", contou.
Ele pontuou que o espaço foi fechado para reforma em 2019 e, durante a pandemia, a gestão enfrentou dificuldades com as contratações, o que impediu o avanço das obras.
"Mas conseguimos atravessar aí esse período e o resultado está aqui para toda população poder apreciar uma casa espetacular", celebrou.
O espaço vai brigar também cursos de dança e música, além de receber ainda pequenas apresentações. O presidente da Fecomércio Bahia, Kelsor Fernandes, que recentemente comentou 1 ano à frente da gestão, afirmou que a Bahia está recebendo de volta o melhor teatro do estado.
"Aqui tem o melhor som, a melhor acústica, a melhor iluminação, poltronas superconfortáveis, aqui foi feita uma reforma que praticamente a gente reconstruiu esse esse teatro. Do camarim ao sanitário, ao piso, aqui tudo é novo, tudo realmente é novo, estava completamente desmontado".
Ele frisou que a reabertura do Teatro traz à população e à classe artística um espaço onde a sociedade poderá viver a cultura. "Este equipamento sendo devolvido à sociedade vai trazer para esses artistas que almejam trazer para sociedade tudo que há de melhor na cultura baiana e, por que não, nacional. Cultura local é carente de espaços dessa natureza, né?".
Quem também marcou presença na cerimônia foi o secretario do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia, Davidson Magalhães, que afirmou que a reabertura representa uma valorização da cultura e um capítulo importante no quesito geração de emprego e renda.
"Salvador é uma cidade onde o comércio e serviço representa 70% do mercado formal. Aqui nós temos uma alternativa de valorização e de abertura de espaço criativo, que é uma das coisas que o Governo do Estado tem investido bastante. Esse é um potencial fundamental e fenomenal da Bahia".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes