Projeto Beatles Para Crianças é atração no TCA | A TARDE
Atarde > Cultura > Teatro

Projeto Beatles Para Crianças é atração no TCA

Rock, brincadeiras e educação no show A Misteriosa Viagem Mágica, neste domingo, 27

Publicado sábado, 26 de março de 2022 às 06:01 h | Autor: Júlia Lobo*
Fábio Freire e Gabriel Manetti, os músicos e guias da Misteriosa Viagem Mágica
Fábio Freire e Gabriel Manetti, os músicos e guias da Misteriosa Viagem Mágica -

Pela primeira vez apresentando novo espetáculo, o projeto paulista Beatles Para Crianças aterrissa na tarde deste domingo, 27, no palco do Teatro Castro Alves. A partir das 16h, o show A Misteriosa Viagem Mágica promete levar a criançada para conhecer os quatro integrantes da The Beatles enquanto se diverte ao som de grandes clássicos da banda britânica. 

Baseado no álbum de 1967 Magical Mistery Tour – que também traz uma canção de mesmo nome – o espetáculo começará antes mesmo da dupla de criadores do BPC, Fábio Freire e Gabriel Manetti, entrar em cena. Ao chegarem na sala principal do TCA, os pais e seus pequenos escutam um som mecânico da famosa nau dos Beatles, o submarino amarelo, se preparando para zarpar. 

Além disso, as crianças recebem um passaporte figurativo, com carimbos e atividades relacionadas ao show e à música. O passe, também entregue no início da apresentação, permite que elas viajem até os planetas inspirados em cada artista que forma a banda: John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison.

“Em um dos planetas a gente descobre que tem instrumentos musicais, e esses a gente leva para o submarino, e é nessa hora que a gente toca uma música chamada Norwegian Wood, para apresentar alguns instrumentos que dificilmente a gente vê por aí, como o keytar, o ukulele bass, super raro, o washboard e um tambor de língua. Vai ter muita coisa,  é um show que nem parece que vai caber em uma hora”, afirma Fábio Freire. 

Para A Misteriosa Viagem Mágica foi criado um novo repertório. Composições como Revolution, Get Back, Come Together, From Me To You e Please Please Me adentram o enredo da história, fazendo com que o público mirim experimente um verdadeiro show de rock. Sem deixar de lado a ludicidade, o BPC traz uma projeção de vídeo atrás dos artistas, com ilustrações deles mesmos se aventurando no universo dos Beatles.  

Estreia na Bahia

Idealizado em 2014 pelos educadores Gabriel e Fábio, o Beatles Para Crianças vem para iniciar as crianças na música, no rock e na língua inglesa. Nos dois primeiros espetáculos do projeto, Beatles Para Crianças (2016) e A Bagunça Continua (2018), as músicas da banda serviram de inspiração para criação das narrativas apresentadas no palco. 

Ao contrário dos antigos, neste novo enredo que será exibido no domingo na capital baiana, as canções que completam a história. 

“O tempo inteiro interagimos com o público, a gente faz percussão corporal, brincadeira, pedimos para acender as lanternas (..) No meio da viagem a gente encontra um gigante comedor de sons que voa pelo espaço, ele não gosta de barulho nenhum, então a gente tem que ficar em estátua. É um show super interativo, a molecada e os pais vão adorar, é um show de rock de verdade, vai sair todo mundo suado”, certifica Freire. 

Outras músicas já consagradas no setlist do BPC e que estarão no show deste domingo são Yellow Submarine – homenageando o transporte principal da viagem mágica –, Help! e I Want To Hold Your Hand. Esta não será a primeira apresentação da dupla para os soteropolitanos, mas o sentimento, segundo Fábio, não deixa de ser emocionante. 

“Esse espetáculo é totalmente novo, ainda não apresentamos em lugar nenhum, vai ser nossa estreia para valer depois da retomada da pandemia neste domingo aí em Salvador. É uma honra tocar no Castro Alves. É um teatro que tem uma história incrível com todos os baianos e todos que pisaram nesse palco. Vamos começar bem, né? Dizem que quem nasce aí, não nasce, estreia”, diz ele, aos risos. 

Os ingressos para A Misteriosa Viagem Mágica podem ser adquiridos na plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro Castro Alves. No local do show também estará disponível uma pequena loja com os produtos do Beatles Para Crianças, como CDs e o DVD O Primeiro Show de Rock, gravado durante a pandemia. 


Serviço

O quê: Beatles Para Crianças - A Misteriosa Viagem Mágica

Quando: Domingo, 27, às 16h

Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Valor: Ingressos entre R$ 40 e R$ 120

* Sob a supervisão do editor Chico Castro Jr.

Publicações relacionadas