Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > TELEVISÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TELEVISÃO

Episódio especial de 'Friends': fãs destacam expectativa sobre reencontro

Por Bianca Carneiro*

29/05/2021 - 6:00 h
Fãs da série da Warner falam sobre expectativa para o encontro prometido desde 2019 | Foto: Divulgação | HBO Max
Fãs da série da Warner falam sobre expectativa para o encontro prometido desde 2019 | Foto: Divulgação | HBO Max -

Um nerd que adora dinossauros, uma patricinha, um mulherengo, uma massagista de jeito exótico, um publicitário que adora sarcasmo e uma chef de cozinha obcecada por limpeza. Seis personagens fictícios totalmente diferentes, mas que, juntos, dão o tom à uma das séries mais celebradas pela cultura pop. Pela descrição, não é difícil deduzir que se trata de ‘Friends’, produção da Warner Bros, que estreou em 1994 e ficou 10 anos no ar.

A história é simples: na Nova Iorque dos anos 90, os seis amigos (daí o título Friends, em inglês) Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox), Phoebe (Lisa Kudrow), Joey (Matt LeBlanc), Chandler (Matthew Perry) e Ross (David Schwimmer) vivem dilemas pessoais e profissionais. Leve e descontraído, a essência do roteiro é a comédia, embora o romance e o drama, também tenham espaço garantido.

A série acumulou sucessos. Foram 62 indicações ao Emmy Awards (seis vitoriosas), inúmeros rankings de programa mais vistos dentro e fora dos Estados Unidos e uma ótima avaliação da crítica especializada. No entanto, mesmo após o término das gravações, em 2004, os 236 episódios, distribuídos entre as 10 temporadas, continuaram a ser um fenômeno de público. Diante disso, a Warner decidiu gravar um especial com o elenco da sitcom.

A ideia era exibir em 2020, para marcar os 25 anos de série celebrados no ano anterior, mas a pandemia atrasou as filmagens. Mais de um ano após o anúncio oficial, finalmente o episódio “Friends: Reunion” foi exibido em diversos países na última quinta-feira, 27, pela plataforma HBO Max. No Brasil, os fãs terão que aguardar um pouco, já que o serviço de streaming só deve chegar ao país no dia 29 de junho.

A professora de inglês Caroline Ribeiro, 26, faz parte da legião de fãs brasileiras da série. Ela diz que já perdeu as contas de quantas vezes assistiu a todas as temporadas, a ponto de ter memorizado algumas falas. O programa, que surgiu como uma forma de se distrair da rotina dura de estudos na escola técnica durante a adolescência, continuou sendo importante para ela durante a vida adulta e, até mesmo, para a vida profissional.

“Eu passei a assistir em todos os momentos da minha vida: quando eu estava extremamente feliz, muito triste ou precisando desacelerar. Hoje, enquanto professora, eu vejo até corrigindo prova, ouvindo os diálogos e repetindo alguns, e uso nas minhas aulas como ferramenta de aprendizagem”, conta.

Sobretudo na pandemia, Caroline passou a recorrer aos episódios de Friends para driblar a solidão do isolamento social durante as datas comemorativas em que não pode estar com a família. “Costumo assistir aos episódios de Natal da série nos dias 24 e 25 de dezembro. Como eu nunca me sinto sozinha quando vejo ‘Friends’, gosto de assistir os episódios das datas comemorativas nos dias festivos. Neste ano, decorei uma parte do meu quarto com alguns itens da série e ganhei um bolo de aniversário com o tema”, explica.

Imagem ilustrativa da imagem Episódio especial de 'Friends': fãs destacam expectativa sobre reencontro
| Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
Caroline ganhou uma festa de aniversário com o tema Friends | Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal

‘Friends’ em família

A arquiteta Brenda Brito, 26, é outra que costuma ver o programa para fugir das tensões do mundo real. Ela conta que passou os últimos dias revendo episódios antigos para segurar a ansiedade pela estreia do especial. “Sei que vou chorar e rir, o coração está acelerado para vê-los reunidos depois de tanto tempo e sem nenhuma baixa no elenco. Sei que vou sentir saudades logo depois de ver, mas é um enorme presente para o público, queria que fosse uma temporada inteira”, afirma ela, que se considera a “sétima Friend”.

Como a expectativa para o especial é alta, Brenda enumera o que quer ver. “Não pode faltar essa naturalidade que sempre fez parte da série, espero vê-los emocionados e felizes assim como nós. Além de retornarem aos lugares que marcam o show e reviverem os bordões que nós amamos. Ah, e Phoebe podia cantar o hit “Smelly Cat” (risos). Eu amaria isso!”.

O amor de Brenda por Friends foi compartilhado com a irmã caçula, a maquiadora Aila Brito, de 19 anos. Para ela, o principal mérito da sitcom é mostrar a importância da amizade verdadeira, uma lição que perpassou a ficção e acabou sendo vivida na realidade, em meio a um dos momentos mais emblemáticos da vida.

“Certa vez, eu perdi um evento com meus amigos porque precisava fazer uma cirurgia, mas eles juntaram e compraram uma camisa de Friends para mim. Isso se significou tanto! Eu estava bem melancólica com o pós-operatório e este gesto me deixou muito feliz e grata pelas pessoas que tenho na minha vida. Quem tem um amigo tem tudo, e é por isso que a série é tão importante para mim”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Episódio especial de 'Friends': fãs destacam expectativa sobre reencontro
| Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
As irmãs Aila e Brenda Brito compartilham do amor pela sitcom | Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal

Friends foi a primeira série que o engenheiro mecânico Ícaro Nascimento, 28, acompanhou com afinco. Ele conta que conheceu o programa em 2008 por acaso, enquanto procurava algo para assistir na televisão. Desde então, passou a mergulhar no universo de notícias e informações sobre o programa, como os recordes de audiência, salários dos atores e a amizade do elenco nos bastidores. “Tudo que fosse notícia sobre a série eu lia. Se tornou um vício (risos)”.

Além de ter sido a porta de entrada para o mundo das séries, Ícaro diz que Friends o ajudou a aprender inglês pelo fato de só ter acesso à versão legendada. Sobre o especial de hoje, ele confessa que a desconfiança em relação ao encontro se transformou em certeza de que o episódio será um sucesso.

Imagem ilustrativa da imagem Episódio especial de 'Friends': fãs destacam expectativa sobre reencontro
| Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
Friends foi a primeira série pela qual Ícaro se apaixonou | Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal

“Fiquei feliz por rever os personagens que sou fã, e com um pé atrás pois imaginei que poderiam fazer algo ruim e estragar algo que terminou da melhor forma possível. Quando vi o trailer, entendi a reunião e o receio passou. A ideia de ser uma espécie de documentário acabou com o meu medo e acredito que vá ser bem nostálgico vê-los reunidos, relembrando os tempos de estúdio”, torce.

Friends Nation

Todo fã de Friends tem seu personagem ou episódio favorito. No entanto, isso não impede que eles maratonem as temporadas sempre que possível e saibam de cor os bordões e momentos mais famosos. Porém, além de apenas assistir a série esporadicamente, alguns fãs passaram a se dedicar inteiramente à ela e formar comunidades digitais. Este é o caso de Raquel, Mônica e Gesiane, as administradoras por trás de perfis no Instagram que possuem milhares de seguidores apaixonados pela série.

Seguida por 311 mil perfis, a página Friends Brasil é uma das maiores do país. A responsável pelo sucesso é a pernambucana Gesiane Amaral de Oliveira, 27, que produz conteúdo todos os dias no feed e stories para a chamada “Friends Nation”, como é chamada a fanbase do seriado. A ideia do perfil surgiu após uma sequência de momentos difíceis: em 2014, quando conheceu o programa, ela teve início de depressão, e em 2015, perdeu a avó. Em ambos os casos, a série foi fundamental para que ela lidasse com as situações. “Costumo dizer para meus seguidores que Friends é remédio, sempre me salva em dias nublados”, explica.

Para produzir os cards, vídeos, enquetes e votações postadas no perfil, é preciso conhecer a fundo a série, algo que Gesiane domina. “Comecei assistir Friends em 2014, então eu parei de contar depois da 10ª vez”, diz ela, que também teve festa surpresa com tema Friends e possui um cantinho só com adereços do programa. Porém, o que começou apenas como um hobby, hoje também representa uma fonte de renda. Gesiane conta que apesar de não ter sido criada com esse intuito, a página ajuda bastante financeiramente, além de fazer com que ela se divirta interagindo com outras pessoas.

Imagem ilustrativa da imagem Episódio especial de 'Friends': fãs destacam expectativa sobre reencontro
| Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
Devido ao sucesso no instagram, as irmãs Raquel e Mônica foram convidadas a visitar exposição sobre Friends | Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal

Outro grande perfil do Instagram é o Brasil Friends, que possui quase 63 mil seguidores. A página é administrada pelas irmãs goianas Raquel e Mônica Alves, de 27 e 29 anos, que curiosamente têm nomes iguais a duas protagonistas. Elas contam que devido ao perfil, foram convidadas pela própria Warner Brasil a conhecer a Casa Warner By Friends, uma exposição imersiva sobre este universo, em comemoração aos 25 anos do show, em 2019. “Foi muito especial”, lembra Mônica.

Trabalhando ainda mais na página por conta do “Friends: Reunion'', Raquel e Mônica dizem o que mais faz sucesso entre os seguidores. “O assunto mais polêmico, sem dúvidas, é o ‘We were on a break’. Os fãs se dividem entre quem concorda e quem discorda que a Rachel e o Ross estavam realmente dando um tempo. Agora, os posts mais amados são relacionados ao casal Mondler, Monica e Chandler, explicam.

Imagem ilustrativa da imagem Episódio especial de 'Friends': fãs destacam expectativa sobre reencontro
| Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
Gesiane administra página sobre Friends com mais de 314 mil seguidores | Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal

Mas, afinal, o que faz Friends continuar sendo um sucesso até hoje, principalmente entre as pessoas mais jovens que nem eram nascidas na época da série? Para Raquel e Mônica, o segredo está no fato da série ter abordado temas pouco debatidos por outros programas até então.

“Friends é atemporal justamente porque, desde 1994, ela já era uma série visionária. Mesmo que ainda muitas pessoas se neguem a enxergar, foi muito importante e passou por cima de muitos preconceitos. Tem um humor puro, não livre de defeitos, mas equilibrado”, dizem.

Já Geisiane diz que o público se enxerga nos personagens. “Acredito que nós, como telespectadores, nos identificamos com os personagens. Eles parecem tão reais, com erros, acertos e defeitos. Quando assistimos à série, nos sentimos parte dela, queremos ser parte daquele grupo, é uma amizade tão bela. Por isso acho que Friends nunca será substituída e nem esquecida”, explica.

*Sob supervisão da editora Thaís Seixas

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fãs da série da Warner falam sobre expectativa para o encontro prometido desde 2019 | Foto: Divulgação | HBO Max
Play

Repórter da Record Bahia é agredido ao vivo; assista vídeo

Fãs da série da Warner falam sobre expectativa para o encontro prometido desde 2019 | Foto: Divulgação | HBO Max
Play

Comentarista famoso da Globo detona desfile olímpico: “Merd*”

Fãs da série da Warner falam sobre expectativa para o encontro prometido desde 2019 | Foto: Divulgação | HBO Max
Play

Ao lado de Dedé, Renato Aragão chora e admite ter feito "coisas erradas"; Vídeo

Fãs da série da Warner falam sobre expectativa para o encontro prometido desde 2019 | Foto: Divulgação | HBO Max
Play

Angélica relata assédio na infância: 'pedia para sentar no colo dele'

x