Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > TELEVISÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TELEVISÃO

José Wilker morre no Rio aos 66 anos

Por Da Redação

05/04/2014 - 11:24 h | Atualizada em 05/04/2014 - 14:38
José Wilker
José Wilker -

O ator José Wilker morreu na manhã deste sábado, 5, em sua casa no Rio de Janeiro. Não há informações sobre a causa da morte, mas há a suspeita de que a morte tenha sido por um infarto fulminante.

A última participação do ator em novelas foi em 2012, em Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, na qual interpretou o médico Herbert.

O ator, que viveu personagens memoráveis no cinema, como no filme 'Dona Flor e Seus Dois Maridos', deixa 3 filhas.

Confira o trailer do filme

Biografia

José Wilker de Almeida nasceu em 20 de agosto de 1947, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Mas ainda criança foi morar com a mãe em Recife, cidade onde começou sua carreira como locutor de rádio, e aos 19 anos se mudou para o Rio de Janeiro para estudar Sociologia, mas abandonou o curso na Pontifícia Universidade Católica para se dedicar exclusivamente ao teatro.

A vida como ator profissional começou no Movimento Popular de Cultura (MPC) do Partido Comunista. Lá, estudou teatro, dirigiu espetáculos pelo sertão e realizou documentários sobre a cultura popular.

Estreou nas telenovelas em 1971, em Bandeira 2, de Dias Gomes, na TV Globo, e desde então, não parou de dar vida a personagens marcantes, como Roque Santeiro, na novela de 1985 da TV Globo que levava o mesmo nome, Giovanni Improtta, em Senhora do Destino, personagem que ganhou um filme próprio devido à popularidade, entre outros sucessos, como o presidente Juscelino Kubitscheck na minissérie JK e o Coronel Jesuíno Mendonça, no remake de Gabriela, cujo bordão Vou lhe usar se tornou "febre" nas redes sociais.

No cinema, o ator estreou em 1965, no filme A Falecida, com uma participação não creditada. O filme ainda tinha Fernanda Montenegro como protagonista.

Entre seus papéis memoráveis na telona estão Tiradentes, no filme Os Inconfidentes, de 1972; Vadinho, do recorde de bilheteria nos cinemas Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976 e Antônio Conselheiro, de Guerra de Canudos, de 1997.

Amante da sétima arte, tem aproximadamente 4 mil fitas em casa, foi diretor-presidente da Rio Filme e comentarista oficial da transmissão do Oscar da Rede Globo.

Além de ator, José Wilker também era diretor, tendo dirigido o humorístico de grande repercussão Sai de Baixo, na TV Globo, na década de 1990.

Na vida pessoal, Wilker teve três filhas: Mariana, com a atriz Renée de Vielmond, Isabel, com a também atriz, Mônica Torres, e Madá, com a jornalista Cláudia Montenegro. O ator também foi casado com a atriz Guilhermina Guinle.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
José Wilker
Play

Repórter da Record Bahia é agredido ao vivo; assista vídeo

José Wilker
Play

Comentarista famoso da Globo detona desfile olímpico: “Merd*”

José Wilker
Play

Ao lado de Dedé, Renato Aragão chora e admite ter feito "coisas erradas"; Vídeo

José Wilker
Play

Angélica relata assédio na infância: 'pedia para sentar no colo dele'

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA