CONFIRA PROGRAMAÇÃO
Festival terá shows e oficinas gratuitas em Salvador
O festival vai acontecer de 1° a 10 de setembro
Por Da Redação
Dez shows de nomes da música instrumental nacional e canto coral irão levar apresentações inéditas para o Teatro Vila Velha, em Salvador, de 1° a 10 de setembro, durante o Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza.
No repertório, estarão peças de compositores como Caymmi, Tom Jobim, Chiquinha Gonzaga, Luiz Gonzaga, Villa Lobos, entre outros. As obras serão escolhidas a partir de suas relações com biomas brasileiros, animais, águas e outros itens.
Além dos shows, vão acontecer também oficinas culturais no Museu de Arte Moderna da Bahia e nos salões do Teatro Vila Velha, para proporcionar ao público o conhecimento e desenvolvimento de técnicas e habilidades a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis e do uso de elementos naturais.
Festival Sustentável
Durante a realização de todas as atividades, será feito um inventário de carbono gerado pelas ações direta das apresentações e oficinas (como transporte de musicistas, uso de diversos materiais etc.). Após essa apuração, serão implementadas ações para a compensação ambiental de todo carbono gerado, como o plantio de árvores, compra de créditos de carbono ou outras.
Abertura com homenagem a Gal e Bethânia
O Festival será aberto com uma apresentação do Ivan Sacerdote Trio. Formado pelo clarinetista, juntamente com Daniel Neto (sanfona) e Raul Pitanga (percussão), o grupo mostrará ao público interpretações bastante originais para obras de compositores brasileiros de diversas épocas.
Destaque para peças presentes originalmente no espetáculo “Nós, Por Exemplo”, que (no mesmo Teatro Vila Velha, em 1964) foi um importante momento das carreiras de Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Sérgio Ricardo e outros.
Estão confirmadas no repertório “É de Manhã” (Caetano Veloso), “Barravento” (Sérgio Ricardo) e “Sol Negro” (Caetano Veloso). Essa última, que marcou as carreiras de Bethânia e Gal, terá um arranjo inédito, num dueto de clarinete e sanfona inspirado nas vozes das duas cantoras.
Todas as atividades terão entradas gratuitas, com 20 vagas para cada turma das oficinas. A lotação do auditório do Teatro Vila Velha é de 230 pessoas por apresentação musical. A retirada dos ingressos para todas as ações já pode ser feita por meio do Sympla.
Programação completa
Apresentações musicais (Teatro Vila Velha)
Ivan Sacerdote Trio
Sexta-Feira, 1/9/23, às 19h30.
O trio de clarinete, sanfona e percussão apresenta clássicos da música brasileira relacionados à natureza. No repertório, peças de Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim, João Donato, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros. Destaque para peças originalmente apresentadas no espetáculo “Nós, Por Exemplo” (no mesmo Teatro Vila Velha, em 1964) e uma especial homenagem para Gal Costa e Maria Bethânia, em arranjo para o dueto das duas em “Sol Negro” (de Caetano Veloso).
Concerto Falado, com Paulo Costa Lima, Saulo Gama (piano) e João Liberato (flauta)..
Sábado, 2/9/23, às 16h00.
Os elementos Terra, Ar, Água e Fogo são o ponto de partida para um passeio por clássicos que vão de Luiz Gonzaga à Chico Buarque. Entre as peças, originais análises sobre as estratégias dos compositores e os efeitos conseguidos em cada obra. Conduzida pelo professor Paulo Costa Lima, uma apresentação ao vivo inédita de conteúdos como os de seu canal no Instagram, que conta com mais de 100 mil seguidores.
Ubiratan Marques Asè Ensamble
Sábado, 2/9/23, às 18h30.
Sob o comando de Ubiratan Marques, o grupo levará ao público obras próprias do maestro em seus trabalhos na Orquestra Afrosinfônica, Baiana System e outros.
Samba de Lata de Tijuaçu & Juliana Ribeiro
Domingo, 3/9/23, às 16h00.
Vindas do município de Senhor do Bonfim (a 382 km de Salvador) o grupo levará ao palco, acompanhado pela pesquisadora e musicista Juliana Ribeiro, suas centenárias peças de canto coletivo e batuque em latas reaproveitadas de óleo e querosene.
Quinteto da Bahia
Domingo, 3/9/23, às 18h30.
Formado por integrantes da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia, o quinteto de cordas apresentará um conjunto de peças relacionadas a biomas e paisagens brasileiros.
As Ganhadeiras de Itapuã
Sexta-Feira, 8/9/23, às 19h30.
O tradicional conjunto de vozes formado por moradoras de Itapuã apresenta um recorte de obras de Dorival Caymmi e outros compositores, com peças ligadas ao mar.
Mário Soares Quarteto
Sábado, 9/9/23, às 16h00.
Acompanhado de violão, contrabaixo e percussão, o violinista leva ao público presente no Teatro Vila Velha arranjos bastante originais para peças como Autumm Leaves (Joseph Kosma), movimentos das Quatro Estações de Vivaldi e Lamento Sertanejo (Dominguinhos / Gilberto Gil).
Fábio Caramuru
Sábado, 9/9/23, às 18h30.
Um piano dialogando com sons de pássaros, répteis e insetos (reproduzidos a partir de gravações feitas em seus habitats naturais). Obras próprias do projeto Eco-Música, de Caramuru, e peças de Tom Jobim (como Águas de Março) ligadas à Mata Atlântica.
Jam Delas
Domingo 10/9/23, às 16h00.
Em apresentação com nove integrantes, o coletivo feminino de Salvador leva ao público peças como Floresta Azul (Letieres Leite) e A Rã ( João Donato / Caetano Veloso), com direito a improvisos destacando o talento das musicistas.
João Camarero
Domingo 10/9/23, às 18h30.
Apontado como o principal violonista brasileiro de sua geração, o músico faz sua primeira apresentação solo em Salvador, com peças de Baden Powell, João Pernambuco, Paulinho da Viola e outros.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes