CINEMA ACESSÍVEL
Funceb reabre Sala de Cinema Walter da Silveira nesta quarta
Única sala de cinema pública do estado estava fechada para passar por obras de requalificação
Por Da Redação

Após uma obra de requalificação estrutural, que custou cerca de R$ 330 mil aos cofres públicos, a Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Funceb/SecultBA), vai reabrir a Sala de Cinema Walter da Silveira, localizada nos Barris, em Salvador. O evento de lançamento será para convidados, nesta quarta-feira, 11, a partir das 19h, quando será exibido o filme “O Amor Dentro da Câmera”, dirigido por Lara Beck e Jamile Fortunatto.
O público poderá usufruir da programação de exibições gratuitas na Sala a partir do dia 18 de janeiro quarta-feira), quando será disponibilizada no site da Funceb. Neste dia será exibido, às 15h, o longa Metragem “Ilha”, de Ary Rosa e Glenda Nicácio e a pré-estreia do filme "Regra 34", de Júlia Murat, às 19h30, que entrará no circuito comercial após esta data. Toda programação estará disponível no site da Funceb www.fundacaocultural.ba.gov.br.
A Sala Walter, como é conhecida, é a única sala de cinema pública do estado da Bahia, localizada no subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Ela tem a missão de promover de forma gratuita o acesso a conteúdos baianos, brasileiros e internacionais, com ênfase na filmografia latino-americana, através de sessões diárias (estreias e lançamentos), mostras especiais, atividades cineclubistas e retrospectivas históricas. Integra a Cinemateca da Bahia como espaço de exibição de obras restauradas, clássicos e produções históricas.
Historicamente, a Sala está inserida nas principais atividades desenvolvidas na área em âmbito regional, integrando o circuito de festivais, como a Jornada Internacional de Cinema da Bahia; o Panorama Internacional Coisa de Cinema; Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul; Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mohamed Bamba, entre outros.
Em média, a frequência de público anual do local gira em torno de 10 mil pessoas; oferecendo, a cada ano, cerca de 200 títulos diferentes, com filmes de curta, média e longa-metragem, das mais variadas procedências, temas e estilos.
Obra de requalificação
Os investimentos superaram os R$300 mil, e foram designados para ações de manutenção, como nova pintura e reconstrução das paredes em detrimento, regularização do piso, reconstrução dos banheiros, limpeza das salas, atualização de ferramentas de segurança e circuito elétrico, dentre outras necessidades.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes