Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Gilberto Gil anuncia "Banda Larga Cordel", seu novo CD

Por Claudia Lessa

14/05/2008 - 16:27 h | Atualizada em 14/05/2008 - 17:41

Cada vez mais, o senhor ministro da Cultura Gilberto Gil se entrega ao revolucionário mundo digital.

Em entrevista coletiva virtual, realizada nesta terça-feira, através do site Comunique-se, o homem público realçou o lado artístico para falar sobre o seu novo CD, o Banda Larga Cordel (Warner).

O disco chega às lojas de todo o Brasil e, simultaneamente, em 27 países, no dia 17 de junho.Turnê pelo país, somente a partir de agosto. Até lá, o cantor e compositor baiano faz temporada pela Europa e EUA.

Em parceria com a gravadora Warner, Gil afirma que a tendência é, aos poucos, todo o seu arquivo musical ficar disponibilizado virtualmente, incluindo o novo CD.

Esse espaço experimental e aberto vem acompanhado de vários pontos de interrogação sobre seus riscos e desafios, o que inclui a questão de direitos autorais.

Em relação ao perfil do Banda Larga Cordel, Gil assegura que é um disco "completamente mestiço", ressaltando que a mistura de ritmos está ainda mais marcante nesse trabalho do que nos anteriores.

O samba está presente em quatro faixas, com destaque para Formosa. "É uma canção que eu adoro. Tem os elementos da chamada raiz do samba carioca", considera.

Mundo cinernético - Com mais de quatro décadas de carreira, Gilberto Gil, 65 anos, alimenta um fascínio pelo universo dos bytes há pelo menos 30 anos - período em que lançou os emblemáticos discos Cérebro Eletrônico e Futurível (1969), seguidos de Cibernética (1974), Parabolicamará (1991) e Quanta (1997).

O álbum Quanta, aliás, foi precedido pelo pioneirismo da abertura do web site (abril de 96) e pela transmissão on line da faixa Pela internet, primeira música nacional a ser oficialmente lançada pela rede mundial de computadores.

Seu objetivo, disse aos jornalistas, é que sua música utilize todos os meios de comunicação: internet, celular, TV digital, cabos, etc.

Com Banda Larga Digital, Gilberto Gil vem reafirmar seu engajamento na conquista pela inclusão digital no Brasil.

"A idéia da Warner é que a gente tenha um recanto para recombinações criativas, onde estarão disponibilizadas as vozes das canções, as partes instrumentais, gravações que não entraram no disco, etc. A proposta é que o internauta utilize o material da forma que queira e chegue a novos possíveis produtos", pontuou.

O público, enaltece Gil, poderá continuar registrando com câmaras digitais e celulares suas apresentações, contrariando as velhas regras do "é proibido fotografar ou filmar este show sem prévia autorização".

Com 50 álbuns lançados, Gilberto Gil coleciona 12 discos de ouro, cinco de platina, sete Grammy Awards e mais de quatro milhões de cópias vendidas.

Clique aqui e confira a entrevista completa de Gilberto Gil

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

Play

Web resgata Claudia Leitte trocando hit de Saulo: "Canto pra Javé"

Play

Tony Salles confirma primeiro ensaio de verão; saiba detalhes

Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA