Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Il Trovatore, de Verdi, é destaque no Municipal do Rio

Por Agência Estado

27/05/2010 - 9:55 h

Após um ano e meio fechado para obras e de funcionar parcialmente durante este mês, o Teatro Municipal do Rio será reaberto em sua plenitude, para o público, no sábado, às 20 horas. Para marcar este seu retorno, uma supermontagem: a ópera "Il Trovatore", de Giuseppe Verdi, sob direção de Bia Lessa. São 80 atores em cena, 100 integrantes do coro do teatro, 8 cenários, figurinos de Kalma Murtinho, e uma concepção que privilegia o libreto de Salvadore Cammarano. As legendas serão projetadas não só no espaço tradicional, mas também em outros pontos.

"Queria a palavra em destaque, porque esse libreto é muito rico. Tem o fato de a gente não entender o italiano, mas acho que mesmo se estivéssemos na Itália eu colocaria a legenda", diz Bia, que está em sua quinta ópera, a quarta encenada no Municipal, depois de "Suor Angelica", de Puccini, "Pagliacci", de Leoncavallo, e "Cavalleria Rusticana", de Mascagni. Os ensaios começaram no dia 3. Os solistas, oito atores/cantores brasileiros e estrangeiros que se revezam nos papéis de Leonora, a heroína, Azucena, a cigana, mãe de Manrico, o trovador, e o Conde di Luna, o antagonista, chegaram depois.

"Il Trovatore" será o primeiro grande espetáculo no Municipal desde que suas portas se abriram ao público, no dia 1º de maio. Hoje, a programação é especial: trata-se da festa oficial de reabertura, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio, Sérgio Cabral, são aguardados, além de outras autoridades.

No programa, trechos da ópera, além de Villa-Lobos e Carlos Gomes. Segundo o maestro Silvio Viegas, regente da sinfônica do teatro, a troca do estofamento das poltronas (era de couro marrom e agora é de veludo cor de goiaba) e do piso (tirou-se o carpete e ficou o revestimento em madeira) fazem a diferença: o som está reverberando menos durante os ensaios, o que aproxima o que se ouve com o teatro vazio do som durante os espetáculos, com as poltronas ocupadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

Play

Web resgata Claudia Leitte trocando hit de Saulo: "Canto pra Javé"

Play

Tony Salles confirma primeiro ensaio de verão; saiba detalhes

Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA