CULTURA
Leia trechos da obra Humano, Demasiado Humano II
Por A Tarde On Line
Confira abaixo, trechos da obra Humano, Demasiado Humano II, do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, com tradução de Paulo César de Souza.
Opiniões e sentenças diversas
140. Calando a boca.
O autor tem de calar a boca, quando sua obra fala.
122. A boa memória
Alguns não se tornam pensadores porque sua memória é boa demais.
348. Da terra dos canibais
Na solidão o solitário devora a si mesmo, na multidão o devoram muitos. Agora escolha.
O andarilho e sua sombra
38. Remorso
O remorso é, como a mordida do cão numa pedra, uma tolice.
235. O sociável
“Eu não me tolero bem“, disse alguém, para explicar sua inclinação pela sociedade. ”O estômago da sociedade é mais forte que o meu, ele me aguenta“.
237. A mais terrível vingança. -- Se queremos absolutamente nos vingar de um adversário, devemos esperar até dispormos de muitas verdades e justiças que possamos tranquilamente utilizar contra ele: de modo que coincidam o exercício da vingança e o exercício da justiça. É a espécie mais terrível de vingança, pois não tem instância acima de si, à qual se pudesse ainda apelar.
270.
O espírito das mulheres na sociedade de hoje. -- O que as mulheres pensam hoje do espírito dos homens pode ser percebido do fato de que, em sua arte do adorno, a última coisa em que se preocupam é enfatizar o espírito de seus traços e as particularidades espirituosas de seu rosto: elas antes ocultam essas coisas, e sabem -- pelo arranjo dos cabelos sobre a testa, por exemplo -- exprimir uma sensualidade e não-espiritualidade ávida e vivaz, justamente quando possuem pouco essas características. Sua convicção de que o espírito, na mulher, assusta os homens, vai ao ponto de elas mesmas preferirem negar a agudeza de esu espírito e intencionalmente atrapirem a reputação de estreiteza; assim elas crêem tornar os homens mais confiantes: é como se ao seu redor se espalhasse uma branda e convidativa penumbra.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes