CULTURA
MAM expõe obras de Letícia Parente
Por Da Redação
O público do Museu de Arte Moderna da Bahia vai poder conhecer e vivenciar o trabalho de uma das precursoras da videoarte no Brasil. A exposição "Letícia Parente", cuja abertura acontece no dia 25 de julho, às 19h, traz à Capela e ao Casarão do MAM-BA vídeos e fotografias da artista baiana (1930 – 1991). Esta é a primeira vez que os trabalhos de Letícia Parente serão exibidos em Salvador, terra natal de Letícia Parente.
Com curadoria de Katia Maciel e André Parente, filho de Letícia, a mostra é inédita no Brasil. Entre os trabalhos que integram a exposição "Letícia Parente", estão os vídeos "Marca Registrada", "O homem do braço e o braço do homem", "Quem piscou primeiro", a instalação "Ora Pro Nobis", além de fotografias e outros vídeos. Para falar sobre a obra de Letícia Parente, os curadores participam de uma conversa com o público, na terça-feira, 26, a partir das 15h, na Galeria 1 do MAM-BA.
Trajetória - Letícia Parente traçou uma trajetória artística utilizando-se de diversas expressões artísticas como gravura, fotografia, arte postal, performance, audiovisuais, trabalhos com xerox e instalações. De acordo com a diretora do MAM-BA, Stella Carrozzo, "Letícia Parente expandiu as fronteiras formais e conceituais do fazer artístico, radicalizando experiências através do seu corpo numa atitude permanente de crítica lúcida, confronto e transgressão”.
A artista - Letícia Tarquinio de Souza Parente nasceu em Salvador, em 1930, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1991. Doutora em química, professora titular da Universidade Federal do Ceará e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é uma das pioneiras da videoarte no Brasil.
Estudou arte com Pedro Dominguez, Hilo Krugli e Anna Bella Geiger. Nos anos 70 participou, no Brasil e no exterior, de importantes mostras de videoarte. Seu vídeo "Marca Registrada" (1975), em que borda as palavras "Made in Brasil" na planta dos pés, tornou-se uma referência para as artes visuais brasileira.
Em 1976, realizou "Medidas", no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, primeira exposição no Brasil a explorar as relações entre “arte e ciência”. Em 1981, participa da 16ª Bienal Internacional de São Paulo com um trabalho de arte postal e vídeo. Letícia publicou vários livros, entre eles, um livro de filosofia da ciência, "Bachelard e a Química", em 1990.
|Serviço|
Exposição "Letícia Parente"
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (Casarão e Capela)
Quando: Abertura: segunda-feira, 25, às 19h / Visitação: 26 de julho a 04 de setembro
Quanto: Entrada franca
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes