Morre Aaron Spelling, o mais prolífico produtor de TV dos EUA | A TARDE
Atarde > Cultura

Morre Aaron Spelling, o mais prolífico produtor de TV dos EUA

Publicado sábado, 24 de junho de 2006 às 10:09 h | Autor: AFP

Aaron Spelling, criador de seriados de sucesso como "Barrados no Baile" e "As Panteras", morreu nesta sexta-feira aos 83 anos, após ter sido honrado no livro Guinness dos recordes como o "produtor de televisão mais prolífico de todos os tempos".



"O senhor Spelling morreu na tarde desta sexta-feira em sua casa, em Beverly Hills, às 18h25 locais (22h25 de Brasília), estava acompanhado de sua esposa, Candy, e com seu filho, Randy, ao lado", informou à AFP Kevin Sasaki, representante do produtor.



Sasaki informou desconhecer se sua filha, a atriz Tori Spelling, uma das protagonistas da série de sucesso nos anos 1990 "Barrados no Baile", estava na casa do pai quando ele faleceu.



O famoso produtor morreu devido a complicações de um ataque de apoplexia sofrido no domingo em sua casa, disse o agente.



Spelling foi um dos homens mais poderosos da indústria da televisão americana, que internacionalizou séries como "Dinastia", "Starsky & Hutch", "As Panteras", "Mod Squad", "Casal 20", "Os Novatos", "Ilha da Fantasia" e "O Barco do Amor".



Este especialista em roteiros de efeito que projetou para a fama todos os atores que escolhia para protagonizar suas histórias, disse várias vezes que duas de suas séries favoritas eram o drama para a rede ABC entre 1976-80, "Family", e "7th Heaven".



Nascido em 22 de abril de 1923 em uma família de imigrantes judeus em Dallas, Texas, Spelling conseguiu se tornar o produtor mais bem sucedido e reconhecido da história da TV nos Estados Unidos.



Segundo o livro Guiness, Spelling foi "o produtor mais prolífico de todos os tempos", ao gravar mais de 5.000 horas de programação televisiva, inclusive 300 horas dedicadas a telefilmes, e mais de uma dúzia de filmes.



Entre os últimos longas-metragens em que atuou como produtor executivo se destaca "As Panteras" (2000), com Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu.



Em sua cidade do Texas, já terminada a escola, decide partir para Nova York para ser ator e é ali que conhece sua primeira esposa, com quem se casou em 1953, a atriz Carolyn Jones, anos depois conhecida pelo papel de Morticia Addams na série de TV "A Família Addams".



O casal de atores se mudou para a Califórnia e se divorciou em 1964.



Spelling começava então a ter reconhecimento como roteirista de televisão e com a estrela da telinha da época, Danny Thomas, lançou seu primeiro grande sucesso: "Mod Squad".



Enquanto consolidava sua carreira, conheceu Carol Jean (Candy) Spelling, com quem esteve casado de 1968 até sua morte, e com quem teve dois filhos que seguiram a carreira de interpretação: Tori, de 33 anos (a Donna, de "Barrados no Baile"), e Randy, de 27 (Sean, de "Sunset Beach").



O passado de pobreza ficou definitivamente para trás e já nos anos 1980 a revista Forbes estimou sua fortuna em 300 milhões de dólares.



De acordo com fontes especializadas na vida das celebridades de Hollywood, a casa do produtor é uma das maiores da Califórnia, além de ser a prova do mais poderoso dos terremotos.



"Eu cresci pensando que "menino judeu" era uma palavra", escreveu em seu livro de memórias: "Aaron Spelling: A Prime-Time Life". Após ser vítima de surras e do deboche de seus colegas de turma, aos oito anos sofreu uma espécie de depressão que o deixou um ano de cama. Foi então que leu e aprendeu a amar histórias como as de O. Henry e Mark Twain.



Um dos produtos de maior sucesso de Spelling foi "As Panteras", que estreou em 1976 e que chegou a ser exibido em 90 países em todos os cantos do mundo.



"Eu não posso dizer isto de todas as séries que produzi, mas eu amei "As Panteras". Nos colocou por cima e tornou nossa companhia financeiramente segura", contou em entrevista à revista People em 1988.



Outro de seus marcos, lembrado nos Estados Unidos e nos outros países que o exibiram, foi "Dinastia", um drama no melhor estilo telenovela que se tornou a série mais assistida da história da televisão.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS