Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Morre vocalista e fundador do Mamas and The Papas

Por Agencia Estado

22/01/2007 - 10:04 h

Morreu aos 66 anos, na sexta-feira, em Mississauga, Canadá, Denny Doherty, vocalista da banda de folk-pop Mamas and the Papas, que fez grande sucesso em vários países na década de 60. Segundo informou sua irmã, Frances Arnold, a causa da morte ainda não foi esclarecida, mas Doherty havia se submetido a uma cirurgia no mês passado para tratar um aneurisma abdominal e também sofria do rim.

Nascido na cidade de Halifax, no Canadá, Doherty começou sua carreira de músico em 1960, quando fundou em Montreal a banda The Colonials, rebatizada Halifax Three. Cinco anos depois, fundou o Mamas and the Papas do qual era um dos vocalistas, com a mama Cass Eliot, o compositor John Philips e sua mulher Michelle. Com a formação, dois homens e duas mulheres, o conjunto inovou, uma vez que então os conjuntos eram integralmente femininos ou masculinos.

Com apenas um ano de estrada, a banda atingiu o auge da popularidade com a canção California Dreaming. Em seguida, Monday, Monday chegou ao primeiro lugar nas paradas e rendeu ao grupo um Prêmio Grammy. Em seu curto tempo de existência - em 1968, o divórcio entre Philips e Michelle provocou o fim do grupo -, a banda gravou quatro álbuns e vendeu 20 milhões de discos. Foram muitos hits de sucesso como I Call Your Name, Dedicated to the One I Love, I Saw Her again Last Night e Go Where You Wanna Go. Em 1971, a banda faz uma tentativa de voltar à cena e grava um novo álbum, mas a iniciativa se frustra.

Doherty, no entanto, segue carreira e grava mais dois álbuns-solo. Na década de 90, escreveu uma peça teatral sobre a banda, Dream a Little Dream, encenada em Halifax em 1999 e no circuito off-Broadway, no Village Theater, em 2003. Doherty participou ainda de um programa de TV infantil, Theodore Tugboat, dando voz a um capitão.

Com a morte de Denny Doherty, resta uma única sobrevivente da banda, Michelle Philips, a ex-mulher do compositor John Philips , que morreu em 2001, aos 65 anos. A mama Cass Eliot havia morrido em 1974, aos 30 anos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Lobão 'incendeia' a Concha com Rock em estado bruto e celebra 50 anos de carreira

Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

Play

Web resgata Claudia Leitte trocando hit de Saulo: "Canto pra Javé"

Play

Tony Salles confirma primeiro ensaio de verão; saiba detalhes

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA