CULTURA
Osba recebe jovem pianista Giulietta Koch
Por A Tarde On-Line
A Osquetra Sinfônica da Bahia (Osba) fará apresentação, na próxima quarta, dia 15, com participação da jovem pianista Giulietta Koch, de apenas 19 anos, que está pela primeira vez no Brasil com o apoio do Rahn Kultur Fond de Zurique, Suíça. Ela executará o Concerto nº 2 para piano e orquestra, composto por Chopin, quando ele tinha 20 anos.
A apresentação da Osba terá regência do maestro convidado Marcelo Lehninger, e o programa da noite contará, ainda, com obras de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a Abertura Leonora nº 3, op. 72 e a Sinfonia nº 2.
Logo no início, será mostrada a Abertura Leonora nº 3, escrita para a única ópera que Beethoven concluiu, “Fidélio”, apresentada com libreto de Joseph Sonnleithner e Friedrich Treitschke, em novembro de 1805. Pelo fato de Napoleão ter ocupado Viena uma semana antes, os vienenses não foram ao teatro, e na platéia estavm oficiais e soldados franceses, que pouco compreendiam uma peça falada em alemão. Após a terceira récita, Beethoven retirou a ópera de cartaz.
Já o Concerto para piano nº 2 em fá menor, op. 2, escrito por Frédéric Chopin (1810-1849) aos 20 anos de idade, teve sua estréia em Varsóvia, na Polônia, com solo do compositor.
A pianista convidada Giulietta Koch iniciou a carreira profissional aos 14 anos, como solista da Rundfunk-Sinfonie Orchestra, sob a regência de Michael Sanderling, no Konzerthaus de Berlim, em 2003. Apesar de muito jovem, a instrumentista tem chamado a atenção do público e da crítica por sua técnica e expressividade.
Ela é aluna da Universidade de Artes, em Berlim, na classe de Klaus Hellwig. Recentemente, conquistou o primeiro lugar no Concurso Rahn de Zurique, o mesmo que premiou, em 1985, o pianista baiano Ricardo Castro, atual gestor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia e diretor fundador do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).
Serviço:
Concerto Sinfônico - Com Osba e Giulietta Koch
Dia/horário - 15 de outubro, às 20h
Local - Sala Principal do Teatro Castro Alves
Ingresso - R$ 20 (inteira)
Regente - Marcelo Lehninger
Solistas - Giulietta Koch (piano)
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes