CULTURA
Projeto em podcast cultural depende de incentivador fiscal
Por Tássia Novaes
Aprovado em abril deste ano pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, o Putzgrilo - Podcast Cultural, projeto idealizado por três alunos da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom), depende de um incentivador fiscal para finalmente entrar no ar.
"O Ministério da Cultura aprova o projeto, mas não dá o dinheiro. Como contrapartida, o governo federal oferece incentivo fiscal à empresa que viabiliza o projeto. Ou seja, 80% do valor total, a empresa parceira, ao invés de pagar ao governo, custeia o projeto. O restante tem que ser capitado com recursos próprios", explica Marcus Ferreira, estudante de produção cultural, idealizador do Putzgrilo. O projeto está orçado em R$ 63 mil.
O Putzgrilo vem de um sonho alimentado no ambiente acadêmico durante bate-papos no fundão da sala de aula. Juntamente com Ferreira, participam da iniciativa Gabriel Pondé, do curso de jornalismo, e Iali Moradilo, de produtoção cultural. Todos alunos da Facom.
O que é o Putzgrilo
A idéia é montar uma página na internet para abrigar informações sobre o cenário cultural baiano com divulgação de entrevistas com professores, produtores culturais e patrocinadores da cultura, além de veiculação da agenda cultural semanal, conteúdo que pode ser acompanhado também com uma boa programação musical.
Tudo isso disponibilizado no formato de Podcast. Durante 11 meses, serão veiculados dois programas semanais com uma hora de duração cada. "Atualmente, só se fala em novos formatos para a internet: blogs, orkut, youtube, podcast. O interessante é como utilizar essa nova tendência para enriquecer a cultura na Bahia e no Brasil, essa é a nossa intenção", diz Ferreira.
Para Ferreira, a mídia baiana tem desempenhado um bom papel como instrumento de divulgação da cultura local, o que falta mesmo é incentivo da iniciativa privada, acredita. "São poucas as empresas que têm uma política de valorização à cultura. Sempre se apoiam nas leis de incentivo e mesmo assim, não querem patrocinar."
Para quem ainda não conhece a nova tecnologia, podcast é um formato de publicação de programas de áudio, vídeo e fotos pela internet que permite aos usuários acompanhar a sua atualização. "Tem podcast feito por empresários de São Paulo direto do trânsito, pessoas que estão presas no engarrafamento e gravam depoimentos em arquivos no formato mp3. O interessante é a possibilidade de interagir com o público ouvinte. Se a pessoa manda um e-mail, o locutor responde a dúvida via áudio", comenta.
A palavra “podcasting” é uma junção de iPod, o aparelho que toca arquivos digitais em MP3, e broadcasting, que é a transmissão de rádio ou tv. Nesse sentido, podcast se configura como arquivos em áudio que podem ser acessados pela internet. O áudio pode ser atualizado automaticamente mediante uma assinatura e os arquivos podem ser ouvidos diretamente no agredador, como Itunes ou Real Player, ou então podem ser baixados no computador.
Serviço
Empresas ou pessoas interessadas em contribuir com o projeto Putzgrilo podem entrar em contato através de email [[email protected]] ou por telefone [71 8893-3375, Marcus Ferreira]
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes