CULTURA
Quebra-pau da Scambo vai parar no orkut
Por Kleyzer Seixas
Após desentendimentos com alguns integrantes da Scambo, o cantor Pedro Pondé, o baixista Júnior Martins e o tecladista Jael Jabar deixaram a banda baiana. A saída foi motivada por falta de consenso sobre a aplicação do dinheiro arrecadado nos shows e divergências em relação à postura mercadológica adotada pelo grupo, que está há seis anos na estrada.
A decisão surpreendeu os outros músicos e os bastidores sobre o afastamento, como a brigas e ameaças sofridas, foram publicados no orkut pelo próprio cantor em um texto Desabafo de Pedro Pondé - Na Íntegra na comunidade Meu nome é Scambo. Nunca fiz questão de dinheiro. Só preciso desse cachê porque, infelizmente, esse mês não consegui o básico para sobreviver. Estou com fome, hoje só comi uma pamonha e ontem uma esfiha e nos três dias anteriores não comi nada, revelou.
As declarações deixaram os integrantes da Scambo indignados. O que Pedro escreveu no orkut, tornando públicos problemas internos, foi antiético e antiprofissional, desabafou o tesoureiro da banda, Graco Vieira. Se ele tinha divergências, insatisfações que resolvesse com a banda. Foi um exagero publicar que passava fome. Ele morava comigo e nunca faltou comida, salientou o produtor Fernando Maia.
Sobre o desabafo, o vocalista não se arrepende. Acredita apenas que exagerou ao divulgar a mensagem de despedida no orkut: Não volto atrás sobre minha declaração porque tudo que está escrito é verdade. Me arrependo apenas de ter publicado o texto na lista de discussão na internet.
Figura mais emblemática da Scambo, Pedro Pondé explica a insatisfação: Não sou contra a comercialização da banda, mas não vou deixar de fazer um som de qualidade apenas para vender. Nos três somos músicos e os outros integrantes se enveredaram com produção, passando a ficar escravos do mercado de consumo. A decisão, explicou o ex-vocalista, será mantida: Não existe a possibilidade de voltar para a Scambo.
O rompimento ocorreu em um momento decisivo para a Scambo e atrapalhou os planos dos baianos. O grupo, que estava com as malas prontas para fazer uma turnê e gravar o segundo CD no Rio de Janeiro, adiou os compromissos. Agora, a produção está à procura de substitutos com experiência. Foi uma grande perda porque ele é talentoso, mas há bons profissionais na cidade. Logo encontraremos músicos que se encaixem no perfil da banda.
Pedro Pondé, Júnior Martins e Jael Jabar não perderam tempo e já estão com projetos para a montar uma nova banda que se chamará Círculo. Não havíamos planejado nada. Escolhemos o nome e a formação depois que houve o racha, garante Pedro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes