''MUSEUS, SUSTENTABILIDADE E BEM-ESTAR'
Semana Nacional de Museus tem programação especial em Salvador; veja
IPAC criou roteiro de museus com horários ampliado, que poderão ser visitados através de transporte gratuito
Por
Em comemoração à 21ª Semana Nacional dos Museus, os museus de Salvador contarão com programações especiais entre terça-feira, 16, e domingo, 21. Com o tema ''Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar'', as instituições vão promover debates, exposições, atividades e palestras que conscientizem sobre a discussão.
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) criou um roteiro de museus com horários ampliados, das 10h às 18h e museus do Pelourinho até às 17h, que poderão ser visitados através de transporte circular gratuito.
Veja o roteiro e horários:
10h30 – Palacete das Artes x Museu de Arte da Bahia
11h – Museu de Arte da Bahia x Museus do Pelourinho
11h30 – Museus do Pelourinho x Museu de Arte Moderna da Bahia
12h – Museu de Arte Moderna da Bahia x Palacete das Artes
14h – Palacete das Artes x Museu de Arte da Bahia
14h30 – Museu de Arte da Bahia x Museus do Pelourinho
15h – Museus do Pelourinho x Museu de Arte Moderna da Bahia
15h30 – Museu de Arte Moderna da Bahia x Palacete das Artes
16h – Palacete das Artes x Museu de Arte da Bahia
16h30 – Museu de Arte da Bahia x Museus do Pelourinho
17h – Museus do Pelourinho x Museu de Arte Moderna da Bahia
18h15 – Museu de Arte Moderna da Bahia x Rodoviária (trajeto exclusivo para funcionários)
PALACETE DAS ARTES
O Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça, vai comemorar a semana com duas exposições. Uma focada na força da mulher negra e a outra no escultor, pintor, gravador, desenhista e professor Juarez Paraíso.
As visitações são gratuitas e podem ser realizadas de terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Confira programação:
Até 28 de maio
Exposição “Todas as Cores” - uma homenagem à força da mulher negra com retratos de mulheres que representam essa luta de libertação.
Artista plástica Lego Lima
Exposição “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”
MUSEU TEMPOSTAL
Na terça-feira, 16, às 10h, a exposição ''Paz em todas as línguas'', estreia no Museu Tempostal, localizado no Pelourinho. A mostra coletiva, conta com instalações e obras interativas. A visitação poderá ser realizada de terça a sexta, das 10h às 16h e sábado, das 12h às 16h.
Entre as obras, estão com destaque a “Oceano de Conhecimento” com 8 telas penduradas sobre um painel do Oceano que trazem reflexões sobre alma e matéria; A projeção de um clipe feito em Stop Motion por Alex Pochat, e a obra “ Pinte a Paz”, na qual as pessoas podem colorir em um painel.
Além disso, o museu vai realizar uma palestra sobre bem-estar e meditação guiada com representantes do Brahma Kumaris, também na terça, das 10h às 11h.
MUSEU DA ARTE DA BAHIA
Com oficinas, rodas de conversas, exposição e visita mediada, o Museu de Arte da Bahia (MAB Bahia), localizado no Corredor da Vitória, comemora a 21ª Semana Nacional dos Museus.
Entre as atividades, está a exposição ''ATÉ QUANDO?'', realizado pelo fotógrafo baiano Genilson Coutinho, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a LGBTQIAfobia, na quarta-feira, 19. O ensaio fala sobre a violência contra os LGBTQIA+.
Confira programação:
Terça-feira, 16
às 15h - Oficina e roda de conversa "De Onde Vem Para Onde Vai?"Leituras do Mundo com Diego Sei (Artista Visual) e Camila Contreras (Arquitetae urbanista)
Quarta-feira, 17
às 14h30 - Oficina de "Pintura em Aquarela com Tinta Natural" - Com Josane Oliveira [Artista plástica]
às 18h - Exposição ''ATÉ QUANDO?'' - Autor: Genilson Coutinho
Quinta-feira, 18
às 10h - Oficina de "Farinha Telhado"- Com Arlene Guimarães, em parceria com a Feira Agroecológica, preparação de bolinhos vegetais
às 15h30 - Roda de Conversa e Oficina Colagem de Idéias "O Que Você Pensa Sobre Museus?" - Com a escritora e artista Neide Cortizo
às 17h - Visita Mediada – Exposição Sanagê Pele e Osso
Com o artista e expositor Sanagê Cardoso
Sexta-feira, 19
às 15h - Meditação para Equilibrar a Vida em parceria com Brahma KumarisCom roda de Conversa e vivência de meditação
Sábado, 20
às 15h - Oficina "Entre Folhas: Uma Poética Vegetal"Com Viga Gordilho (Artista visual)
MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA
O Museu Geológico da Bahia (MGB), vai integrar a 21ª Semana Nacional de Museus com o retorno das Terças Musicais, promovida pelas Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), além de exibição de filmes, além da realização de palestras e debates, de terça-feira, 16, até sábado, 20.
A instituição fica localizada no Corredor da Vitória e tem entrada gratuita. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h.
Confira programação:
Terça-feira, 16
às 15h - Camerata Quarteto Novo da OSBA - Cinema do Museu
Quarta-feira, 17
às 14h - Transmissão do filme “Inspirações que vem do Fundo” – 40 minutos - Cinema do Museu
às 17h - Movimento Exploesia, poesia autoral produzida por mulheres baianas
Quinta-feira, 18, às 9h - Museu do Mar
Palestra “Tectônicas de Placas e Mudanças Climáticas”Palestrante: geólogo Leonardo Mascarenhas
Sábado, 20, às 17h
Lançamento do livro Cáustico - Autor: Jordão Pablo de Pão
MUSEU DO MAR ALEIXO BELOV
A exposição “Fascínio de Leonardo Da Vinci pela Água”, ficará em exposição a partir das 10h de terça-feira, no Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Santo Antônio Além do Carmo. Os visitantes poderão conhecer de perto objetos idealizados pelo italiano Leonardo Da Vinci.
A mostra é de autoria do engenheiro e projetista soteropolitano Thales de Azevedo Filho. Ao todo, o público poderá admirar e manusear 28 objetos até o dia 18 de junho. Durante a semana, a meia entrada para o museu será no valor de R$ 10.
Além da exposição, o espaço cultural e educacional e a Fundação Aleixo Belov, localizado na rua Direita de Santo Antônio, 368, também no Santo Antônio, vai realizar feira e oficina.
Confira programação:
Quarta-feira, 17, das 15h às 17h30
CineMar – Exibição de um filme para o público infantil com a temática preservação dos mares e oceanos, no auditório do museu.
Quinta-feira, 18,das 15h às 17h
Palestra com o tema "Petróleo e meio ambiente", que será realizada em parceria com o curso de Oceanografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Sexta-feira, 19, das 15h às 17h
Palestra sobre “Iniciativas voluntárias que atuam na preservação ambiental”. O bate-papo terá como foco apresentar projetos de preservação ambiental.
Sábado, 20, das 13h30 às 18h
Oficina de mosaico com plástico para crianças. A atividade será uma maneira lúdica de reaproveitar o plástico das embalagens dos mais diversos produtos usados no dia a dia. Lotação máxima de 20 participantes.
Sábado, 20
das 10h às 16h - Feira de Troca - Uma maneira sustentável e divertida de repensarmos o consumismo. O público poderá trocar roupas, livros, brinquedos, enfeites e bijuterias
das 13h30 às 18h - Oficina de mosaico com plástico para crianças. A atividade será uma maneira divertida e lúdica de reaproveitar o plástico das embalagens dos mais diversos produtos usados no dia a dia. Lotação máxima de 20 participantes.
Domingo, 21, 15h às 17h30
Sessão de contação de história do livro "Velas cheias de Sonhos", que narra as aventuras náuticas de Aleixo Belov quando criança. A atividade será finalizada com uma oficina de criação de histórias.
CENTRO DE MEMÓRIA DA BAHIA
Pensando sobre o tema sustentabilidade e bem-estar, o Centro de Memória da Bahia vai realizar debates e painéis, na quarta-feira, 17, e sexta-feira, 19, a partir das 8h30, no quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), no bairro dos Barris.
A programação conta ainda com roda de conversas com gestores de museus, grupos de trabalhos, performances artísticas e teatrais.
O encontro é voltado para gestores, profissionais atuantes em museus, organizações sociais, coletivos de memória e arte.
Confira programação:
Quarta-feira, 17
às 8h30
Mesa de abertura
Participantes: diretor geral FPC e diretor CMB/FPC
Mediação: coordenação MGRB - Alana Alves
às 8h45 das 10h45
Painel Temático - Sustentabilidade e Bem-Estar nos museus públicos (estadual e municipal)
Participantes: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Renata Alencar, Edson Aguiar, Prof. Wagner), Casa do Benin (Igor Tiago).
Mediação: coordenação MGRB - Alana Alves
às 11h
Grupo de trabalho sustentabilidade para museus públicos: estratégias e metas
Mediação: Renata Alencar
Sexta-feira, 19
às 8h30
Apresentação do espetáculo ''O Museu é a Rua''
às 9h15
Painel Temático - Sustentabilidade e Bem-estar de museus privados, comunitários e OS's
Participantes: MUNCAB, Casa do Museu Popular da Bahia, A Pombagem e Museu da Misericódia.
Mediação: Alana Alves
das 11h às 12h30
Grupo de Trabalho - Sustentabilidade de museus, coletivos artísticos, culturais, exposições e ações culturais educativas sustentáveis. Continuidade na Elaboração de Documento - Plano de Ação (diretrizes, metas, para ação em Rede)
Mediação: Ana Coelho
às 14h
Painel Temático - Sustentabilidade e Bem-Estar de empreendimentos Artísticos Negros - Memorial Caos Performance Artística-Cultura
Convidado: Jack Elesbão (Espaço Caos)
Mediação: Rosa Catão GT Sustentabilidade de museus, coletivos artísticos, culturais, exposições e ações culturais educativas sustentáveis.
das 15h15 às 17h15
Continuidade na Elaboração de Documento Plano de Ação (diretrizes, metas, para ação em Rede)
Mediação: Ana Coelho e Alana Alves
Apoio Relatoria: Rosa Catão
MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia) vai abrir na quinta-feira, 19, a exposição ''Entreatos II - Frans Krajcberg Novas Aquisições'', que reúne 13 obras do artista, fotógrafo e ambientalista polonês, naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg.
A mostra está localizada na Galeria 3 do MAM e tem exibição gratuita. Krajcberg foi um artista que levou a sustentabilidade em suas obras, ao tratar das emergências climáticas e das questões ambientais em geral.
O acervo de obras expostas foi doado ao Estado da Bahia, pelo artista ainda em vida.O curador da mostra de Kracjcberg no MAM é o outorando e mestre em artes visuais Daniel Rangel.
Com a mostra de Krajcberg, o MAM fica com cinco exposições simultâneas, além de ações educativas e artístico-culturais.
MUSEU UDO KNOFF DE AZULEJARIA E CERÂMINA
Além das atividades realizadas no Centro de Memória da Bahia, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizado no Pelourinho, vai promover ao público uma palestra sobre arte terapia e oficina de autorretrato com pinturas em tela.
Confira programação:
Sexta-feira, 19
das 13h às 14h
Palestra sobre Arte-terapia e seu reflexo na sociedade, trazendo como referência Nise Silveira.Com a Artista Plástica e Psicóloga, Tarci Paim
Público Livre.
das 14h às 16h
Oficina de "Pintura em Tela - Autorretrato"Com a Artista Plástica e Psicóloga, Tarci Paim, realizada com o grupo da 3º Idade, Eterna Juventude.
Máximo de 15 participantes.
Sábado, 20, das 13h às 16h
Entrega e Instalação do painel doado pelo Artista Plástico Vanderlei Oliveira, o Rei do Mosaico.
Público Livre.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes