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CULTURA

TikTok é a nova diversão preferida dos brasileiros

Por Da Redação

27/04/2020 - 16:22 h | Atualizada em 27/04/2020 , 16:33
Com ‘timing’ ideal para se destacar no mercado, produtores de conteúdo precisam de originalidade, duetos e publicações constantes | Foto: Reprodução
Com ‘timing’ ideal para se destacar no mercado, produtores de conteúdo precisam de originalidade, duetos e publicações constantes | Foto: Reprodução -

Em balanço feito no mês de março, a rede social TikTok obteve mais de 65 milhões de downloads, segundo dados da SensorTower. Com mais usuários do que o Twitter, o ‘app’ chinês virou uma febre global entre internautas, sendo uma nova porta de entrada para o mundo das celebridades.

Com a proposta de entregar vídeos rápidos em diversas categorias, como comédia, animais, comidas e bebidas, beleza ou games, a rede social é um terreno fértil para a produção de conteúdo. Conquistando novos públicos, os artistas Whindersson Nunes (humorista); Simone Mendes (sertaneja); Kevinho (MC); Pyong Lee (Ex-BBB); e Sthefane Matos (digital influencer baiana) são exemplos de celebridades que fazem sucesso no TikTok.

De olho nesse cenário, a consultora de Marketing Digital Priscyla Caldas, avalia a nova rede como ambiente ideal para quem quer expor talentos individuais ou tentar a carreira de influencer.

“O TikTok chegou para que você me diga o que sabe fazer em questão de segundos. Para aqueles que não estão na rede social apenas para se divertir, será que você consegue intrigar, surpreender ou divertir alguém em menos de um minuto? Esse é o desafio lançado a quem quer publicidade usando a rede social”, explica.

Para cumprir o objetivo de conquistar o público crescente na plataforma, a diretora da ARUNA Marketing aconselha inovação, originalidade, engajamento com seguidores, constância nas publicações e duetos — vídeos compartilhados para gerar mais visibilidade, além de quesitos técnicos como boa sonora e imagem no momento da gravação.

Priscyla também atenta ao timing da rede social e ao contexto de isolamento por causa da pandemia de COVID-19. Segundo a profissional, redes sociais como o TikTok podem ter um tempo de vida curto — a exemplo do Snapchat. Sendo assim, usuários devem atentar-se a direcionar seu público para outras redes sociais, além da utilizada.

Quanto ao contexto, Priscyla reflete sobre a alta no mercado de influenciadores digitais. Segundo dados levantados pela agência Samy Road, a 3º semana de março computou uma alta de 60% em ações com influenciadores, devido ao isolamento social e a quarentena em países ao redor do mundo.

“Você consegue sim ter um grande público no TikTok, basta proporcionar a quem te assiste um conteúdo que seja original, não importa o jeito. Vincule essa premissa com engajamento, publicações todos os dias e interações com outros criadores de conteúdo. Leve seu trabalho à outros públicos. Por último, não esqueça do timing das ações, pois o mercado está pedindo, nesse momento, por influenciadores”, conclui.

O Brasil, que possui a 2º colocação no ranking de países que passam mais tempo em redes sociais segundo a GlobalWebIndex, também tem bons números no TikTok — cerca de 7 milhões de usuários.

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