Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Velha Guarda da Portela e Marisa Monte cantam no Sesc

Por Agencia Estado

26/08/2008 - 11:07 h

Marisa Monte faz hoje pela Velha Guarda da Portela o que Paulinho da Viola fez cerca de 40 anos atrás. O trabalho dos dois - que se encontram em momentos felizes no documentário O Mistério do Samba, que estréia sexta-feira, nos cinemas, - é pela preservação daquele gênero de samba genial, que tende a desaparecer, segundo os próprios integrantes da Velha Guarda. Algo que vai muito além dos discos que produziram e lançaram, respectivamente, em 1970 (Portela, Passado de Glória) e 2000 (Tudo Azul).

Hoje e amanhã, no Sesc Pinheiros, e sexta, no Circo Voador (no Rio), Marisa participa do show que marca o lançamento do filme, ao lado da Velha Guarda e dos jovens portelenses Teresa Cristina e Diogo Nogueira. Os ingressos estão esgotados. Marisa vai cantar com a Velha Guarda quatro músicas: Volta (inédita de Manacéa, que está no filme), Volta Meu Amor (Manacéa/Áurea Maria), que está em Tudo Azul, Sofrimento de Quem Ama (Alberto Nolato), do álbum produzido por Paulinho, e Esta Melodia (Bubu da Portela/Jamelão), que gravou em Anil, Amarelo, Azul, Cor-de-Rosa e Carvão.

Outros dos 24 sambas que estão no roteiro - parte do qual a reportagem teve a oportunidade de ver/ouvir num ensaio no Estúdio Floresta - são Vivo Isolado do Mundo (Alcides Dias Lopes), Recado (Casquinha/Paulinho da Viola), A Chuva Cai (Argemiro/Casquinha), Tudo Azul (Ventura), Lenço (Chico Santana/Monarco), O Mundo É Assim (Alvaiade). Não falta, claro, o ?hino? Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida, de Paulinho da Viola. Mauro Diniz, que toca na banda de Marisa, canta algumas de Monarco, que está doente e não vai poder participar dos shows em São Paulo.

Nem tudo o que está no filme (com cerca de 50 sambas) está no show. E vice-versa. ?O show tem intersecção do trabalho de todos nós com eles. Teresa Cristina, por exemplo, canta uma música do Candeia que ela gravou?, diz Marisa. Diogo, filho de João Nogueira (1941-2000), é novo destaque da escola. Os sambas-enredo escolhidos para os dois últimos carnavais foram os dele. As informações são do Jornal da Tarde.

Velha Guarda da Portela e Marisa Monte. Sesc Pinheiros - Teatro Paulo Autran - Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, em São Paulo. Tel. (011) 3095-9400. Às 21h. Classificação: 7 anos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Lobão 'incendeia' a Concha com Rock em estado bruto e celebra 50 anos de carreira

Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

Play

Web resgata Claudia Leitte trocando hit de Saulo: "Canto pra Javé"

Play

Tony Salles confirma primeiro ensaio de verão; saiba detalhes

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA