Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA DO MAR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
20/06/2024 às 13:50 • Atualizada em 20/06/2024 às 14:44 - há XX semanas | Autor: Da Redação

Evento em Salvador debate potencialidades e desafios do setor marítimo

II Fórum Nacional da Economia do Mar ocorre no auditório da Fieb e reúne especialistas, empresários e autoridades governamentais

II Fórum Nacional de Economia do Mar
II Fórum Nacional de Economia do Mar -

Foi iniciado na manhã desta quinta-feira, 20, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), II Fórum Nacional da Economia do Mar. O evento reúne especialistas, empresários e autoridades governamentais, que discutem as potencialidades e desafios do setor marítimo brasileiro e traçam estratégias para o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas relacionadas ao mar.

Durante esta manhã, quem deu início ao evento foi o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, que fez as honras da casa. Em seguida, o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes, anunciou a restauração da Praça Cairu, no Comércio. Góes citou o padre Antônio Vieira, ao falar da importância de se escrever uma história para o futuro. "Precisamos trabalhar em conjunto para construir um futuro de desenvolvimento", disse.

A grande revelação da manhã foi o restabelecimento da rota Bahia-China, além da criação do Cluster Bahia.

Para dar início ao primeiro painel, cujo tema foi “Organizando a Economia do Mar”, o diretor do WWI, Eduardo Athayde, ressaltou que muitos estados costeiros estão avançando neste setor, e que a Bahia não pode ficar atrás. “Precisamos inserir a Bahia nesse contexto, até porque a economia do mar na Bahia movimenta cerca de R$ 80 bilhões. Temos um potencial enorme aqui”, disse Athayde, destacando que “Salvador é a capital da Amazônia Azul”.

Eduardo Athayde, diretor do WWI
Eduardo Athayde, diretor do WWI | Foto: Olga Leiria / AG. A TARDE

No segundo painel, que teve o tema “Estruturando a Economia do Mar”, foram abordadas as estratégias de sustentabilidade e as práticas de governança ambiental, social e corporativa que podem ser aplicadas ao setor marítimo.

Outros palestrantes de destaque abriram os horizontes da plateia sobre o tema da economia do mar, como o Almirante e ex-comandante da Marinha, conselheiro do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e assessor da FGV, Ilques Barbosa; o executivo de Novos Negócios do Senai Cimatec, Miguel Andrade; o sub-procurador geral da república Luiz Augusto Santos Lima, entre outros grandes nomes do setor.

O II Fórum Nacional da Economia do Mar está previsto para ser encerrado às 18h desta quinta-feira.

O fórum é organizado pelo Ministério Público Federal (MPF), Marinha do Brasil, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Associação Comercial da Bahia (ACB) e Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

Patrocínio

Logo da SEBRAE Logo da BELOV Logo da ACELEN Logo da CONCESSIONÁRIA PONTE SALVADOR ITAPARICA Logo da CODEBA Logo da FIEB
Logo da WWI

Assuntos relacionados

Bahia desenvolvimento sustentável economia do mar estratégias marítimas Fórum Nacional da Economia do Mar indústria marítima

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia desenvolvimento sustentável economia do mar estratégias marítimas Fórum Nacional da Economia do Mar indústria marítima

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Bahia desenvolvimento sustentável economia do mar estratégias marítimas Fórum Nacional da Economia do Mar indústria marítima

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA