Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
15/05/2024 às 18:30 • Atualizada em 19/05/2024 às 11:46 | Autor: Carla Melo

GOVERNANÇA

Amazônia Azul: Fórum reforça atratividade da Baía de Todos os Santos

Considerada como capital da Amazônia Azul, a BTS é a região mais atraente para investimentos internacionais

Fórum Governanças Inovadoras dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Fórum Governanças Inovadoras dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável -

O ´Fórum Governanças Inovadoras dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável´, realizado no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, no TCE/BA, voltado para servidores públicos e gestores de entidades privadas, além de toda a sociedade civil, buscou estimular a adesão de instituições públicas e privadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, além de mostrar as ações em curso relativas ao tema na Bahia, no Brasil e no mundo.

O presidente do TCE, Marcus Presidio, destacou a importância das instituições presentes e a necessidade de que sejam aceleradas as ações para a implementação dos ODS no Estado da Bahia. A Procuradora Geral do Estado, Bárbara Camardelli, destacou a importância do Fórum e as ações da PGE voltadas à implementação dos ODS. O evento foi promovido em parceria do TCE com a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU), o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e o WWI Brasil.

Publicidade

Considerada como capital da Amazônia Azul, a Baía de Todos os Santos é uma região atraente para investimentos internacionais. Com uma biodiversidade rica, turismo forte, onze portos e pujante economia do mar, cresce o interesse de investidores internacionais que prospectam negócios na região.

Dentre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) - estão metas globais para erradicar a pobreza, fomentar agricultura sustentável, desenvolver o bem-estar, o consumo sustentável e entre outros que focam em vida na água, ações contra mudanças climáticas e parcerias e meios de implementação. Eduardo Athayde, conselheiro da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) e diretor do WWI no Brasil, ressalta os benefícios que o reconhecimento da BTS e o desenvolvimento da região têm para a economia brasileira.

“A Baía de Todos Santos foi declarada pela Associação Comercial e o Pacto Global, em 2014, como capital da Amazônia Azul. Fora da fronteira brasileira, Salvador e a Baía de Todos os Santos são ilustres desconhecidas. Competindo com o mundo, precisamos chamar atenção e atrair interesses e investimentos. A Amazônia Azul, com seus 5,7 milhões de quilômetros quadrados, já está no mapa oficial do IBGE no Brasil, e a BTS, central à costa brasileira, é a maior baía do Brasil e berço da civilização brasileira. Salvador, com 66 km de orla marítima, é a cidade mais banhada pelo mar no país”, explicou o conselheiro.

Eduardo Athayde, conselheiro da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU)
Eduardo Athayde, conselheiro da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

“Os chineses, que já estão operando em ODS, estão investindo fortemente no Brasil, inclusive na Ponte Salvador Itaparica. Junto com a Marinha, estamos trabalhando no Planejamento Espacial Marinho (PEM) para organizar e facilitar investimentos”, continua o conselheiro.

O secretário da Administração do Estado da Bahia, Edelvino Góes também apontou para as ações realizadas no estado, em consonância com as ODS, como a erradicação da pobreza e ações sustentáveis. “Eu queria destacar que rodamos a folha de pagamento do Estado em processo automatizado sem o uso de papel. Já temos 6,7 milhões de processos eletrônicos no Estado, isso significa que evitamos o uso de 1 bilhão de folhas de papel evitando impactos ambientais. Outro aspecto que eu queria destacar é a questão do nosso programa Partiu-Estágio. Já foram 19 mil estagiários contratados focando o combate à pobreza, ODS 1, porque o critério de preenchimento dessas vagas é CadÚnico, ou seja, família de baixa renda. Dos 19 mil estagiários já contratados, 69% são de famílias de baixa renda”, explicou o secretário.

Secretário da Administração do Estado da Bahia, Edelvino Góes
Secretário da Administração do Estado da Bahia, Edelvino Góes | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

O evento contou com a presença de Marcus Presidio - Conselheiro Presidente do TCE; da Dra. Barbara Camardelli, Procuradora Geral do Estado da Bahia; Joaci Goes, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB); Durval Olivieri, Presidente do Conselho da ACBEU, Edelvino Góes, Secretário da Administração do Estado da Bahia; Eduardo Athayde, Conselheiro da ACBEU / WWI; Carlos Borel, diretor da CBPM, Flávio Barbosa, Diretor do Serviço de Apoio ao Cidadão (SAC); Marcelo Barros, Especialista em políticas públicas e desenvolvimento territorial sustentável.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Amazônia Azul Bahia investimento ODS sustentabilidade

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fórum Governanças Inovadoras dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Play

Saiba detalhes do complexo eólico de R$3 bilhões inaugurado na Bahia

Fórum Governanças Inovadoras dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Play

Chefe Dani Façanha mostra como fazer siri de forma sofisticada

Fórum Governanças Inovadoras dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Play

Shopping abre às 6h e recebe grande movimento em Salvador; veja

Fórum Governanças Inovadoras dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Play

Feira Baiana de Agricultura Familiar terá produtos de diversas regiões

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA