ECONOMIA
Após 10 anos, BC decreta fim da liquidação do Interunion
Por Agencia Estado
Após 10 anos, a liquidação extrajudicial do Banco Interunion foi levantada pelo Banco Central (BC) em ato publicado hoje no Diário Oficial. Como o banco conseguiu pagar seus principais credores, resolvemos decretar o fim da liquidação, disse uma fonte do BC.
De propriedade do empresário Arthur Falk, o Interunion sofreu intervenção pelas dificuldades em negociar no mercado títulos do Estado de Alagoas, provocadas pelas denúncias da CPI dos precatórios. Com a renegociação da dívida de Alagoas em 2000, os títulos foram trocados por papéis do governo federal e o problema deixou de existir, explicou a fonte.
Vendido os títulos federais, o banco conseguiu reunir condições de quitar suas dívidas de R$ 59 milhões com o próprio BC e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Levantada a liquidação extrajudicial, os controladores do Interunion continuarão a ser responsáveis pela condução do processo de liquidação ordinária. A dívida com o BC, de acordo com a fonte, era de aproximadamente R$ 52 milhões. O valor corresponde a um saque feito a descoberto na conta de reserva bancária da instituição.
O fim da liquidação do Interunion, entretanto, não deve implicar no levantamento do bloqueio dos bens de Arthur Falk. A empresa de capitalização controlada por ele (Papa Tudo) continua sob liquidação da Susep. Por este motivo, os bens continuarão indisponíveis, disse a fonte.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes