Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Aquecimento da economia faz venda de consórcio crescer mais de 14% este ano

João Pedro Pitombo | A TARDE

Por João Pedro Pitombo | A TARDE

23/07/2010 - 23:27 h | Atualizada em 22/01/2021 - 0:00

Siga o A TARDE no Google

Google icon

>>Veja a situação de cada consórcio junto ao Banco Central

O aquecimento da economia brasileira, aliada ao incremento do consumo, alavancou a compra de bens duráveis e serviços por meio de consórcio. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), a venda por meio de consórcios no Brasil cresceu 14,4% entre janeiro e maio deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado.

Tudo sobre Economia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Nesta modalidade de compra, um grupo de pessoas reúne-se, sob a coordenação de uma empresa administradora, para angariar fundos mensalmente. Todo mês, uma ou mais pessoas são contempladas com uma carta de crédito.

Com o melhor desempenho dentre os segmentos abarcados pela modalidade, o consórcio de veículos registrou um incremento de 15,7% na contratação de cartas de crédito. Este é o setor que também abocanhou a grande maioria das cartas de crédito: 82,5% dos consórcios foram contratados para a aquisição de automóveis, carros utilitários, veículos pesados e motocicletas.

O resultado positivo no setor de consórcios é um reflexo do incremento da venda de veículos no País, que bateu recorde no primeiro trimestre do ano. O crescimento foi de 17,9% em relação ao mesmo período do ano passado, puxado pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida anticíclica de incentivo ao consumo que perdurou durante um ano, entre abril de 2009 de março de 2010. Mesmo com o fim da redução do IPI, o setor está otimista, com uma perspectiva de crescimento nas vendas da ordem de 10%.

Mercado nordestino - A expansão do consumo nas regiões Norte e Nordeste também alavancou a contratação de consórcios. Segundo Moisés Fonseca, gerente regional de vendas da  Disal Administradora de Consórcios, empresa com atuação nas cinco regiões brasileiras, a expansão dos consórcios nas regiões Norte e Nordeste do País foi três vezes maior que a média nacional.

A venda de consórcios nestas regiões cresceu 46% este ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com o fim da redução do IPI,  a expectativa é fechar o ano com um incremento de pelo menos 30% nas vendas na região.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste sábado, 24, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Esquecido pelo Senado, Super MEI ganha sobrevida e avança na Câmara

Play

Deyvid Bacelar analisa impacto da guerra nos preços dos combustíveis na Bahia

Play

Da fazenda à xícara, Igaraçu revela segredo por trás dos cafés especiais

Play

SuperBahia tem expectativa de movimentar R$ 650 milhões

x