MAIS REDUÇÃO
BC confirma cortes da taxa Selic nas próximas reuniões
As reduções do Banco Central devem ser de 0,5 ponto percentual
Por Da Redação
O Banco Central (BC) confirmou nesta terça-feira, 8, que vai continuar reduzindo a taxa básica de juros nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). As informações foram divulgadas pela Ata da entidade.
Na semana passada o Copom reduziu a taxa básica de juros de 13,75% para 13,25%. Apesar de confirmar os cortes, o Comitê salientou que é "pouco provável" uma aceleração dos cortes.
“Com relação aos próximos passos, os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,50 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, aponta o documento.
A decisão na última quarta-feira foi dividida por 5 a 4. Segundo a Ata, o grupo que apostou no corte de meio ponto argumentou que a inflação caiu fortemente nos últimos meses. Já o grupo de quatro diretores, que votou pelo corte de 0,25%, deu mais ênfase às expectativas de inflação, que caíram menos. Eles defendem uma redução "parcimoniosa".
"Alguns membros deram mais ênfase à dinâmica recente, enquanto outros enfatizaram que os fundamentos subjacentes para a dinâmica da inflação de serviços ainda não permitem extrapolar com convicção o comportamento benigno recente."
O colegiado é formado por oito diretores e o presidente da instituição.O anúncio do Banco Central de redução da Selic em 0,5 ponto percentual teve como voto de minerva Roberto Campos Neto, chefe da autarquia. Tradicionalmente o 9º e último voto é do presidente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes