Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

BC dos EUA aprova mudanças em regras para hipotecas

Agencia Estado
Por Agencia Estado

Siga o A TARDE no Google

Google icon

O conselho diretor do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) aprovou unanimemente a regra final com o intuito de proteger os consumidores de práticas enganosas de empréstimos hipotecários. A regra é similar à proposta que o conselho emitiu em dezembro, mas acrescenta proteções para usuários dos chamados empréstimos hipotecários "altamente precificados". Esses empréstimos incluem a maior parte dos empréstimos no mercado de alto risco (subprime) e normalmente excluem os de baixo risco (prime).

"O mercado subprime não existe neste momento", disse o vice-presidente do Fed, Donald Kohn. "O que estamos pedindo é como queremos que se pareça quando voltar. Não queremos que se pareça com os últimos anos."

As medidas aprovadas pelo Fed hoje exigem que os credores verifiquem a renda e os ativos dos tomadores de empréstimo e estabeleçam contas de custódia para todas as hipotecas de vínculo primário. Os cedentes de empréstimo estão proibidos de confiar apenas no valor da residência para avaliar a capacidade de o mutuário pagar o empréstimo. Penalidades de pagamento antecipado também são limitadas.

A regra também exige que as propagandas incluam novas informações sobre juro, pagamentos mensais e outros aspectos do empréstimo e proíbe sete práticas de propaganda enganosas, incluindo afirmar que um juro ou pagamento é "fixo", quando pode mudar. A regra será aplicada a todas as cedentes de empréstimo, não apenas às supervisionadas pelo Federal Reserve.

Os diretores do Fed recomendam que boa parte das mudanças entre em vigor até 1º de outubro de 2009. As regras sobre as exigências de custódia, porém, não entrarão em vigor até 1º de abril de 2010, para permitir que a indústria faça os ajustes necessários para facilitar a mudança. As informações são da Dow Jones.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Ponte Salvador-Itaparica: quanto tempo levará a travessia de carro?

Play

Carne nova no pedaço? Proteína de laboratório cresce e mira mercado na Bahia

Play

Esquecido pelo Senado, Super MEI ganha sobrevida e avança na Câmara

Play

Deyvid Bacelar analisa impacto da guerra nos preços dos combustíveis na Bahia

x