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ECONOMIA

Dia das Crianças é a terceira melhor data para as vendas do comércio baiano

Por Mariana Bamberg

26/09/2021 - 6:00 h
Geo conta que a Amora lançou a boneca Amina | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE
Geo conta que a Amora lançou a boneca Amina | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE -

Datas comemorativas são sempre oportunidades para alavancar as vendas no comércio. Com o Dia das Crianças não é diferente. O período é considerado um dos três melhores para o varejo no segundo semestre. Este ano, no entanto, a estimativa para outubro não é tão otimista. Segundo estudo da Fecomércio-BA, as vendas dos setores mais sensíveis à data devem sofrer, em média, uma queda de 4,7% quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Apesar da previsão, os negócios já preparam uma programação especial para atrair pais e crianças e esperam alavancar as vendas em até 25% em relação ao mesmo período de 2020.

Comparado aos anos anteriores, o especialista em pequenos negócios do Sebrae, Fabrício Barreto, percebeu que os preparativos do comércio baiano para o Dia das Crianças começaram mais tarde. “Geralmente, os negócios já começavam a planejar e a fazer alguma campanha voltada para a data logo após o Dia dos Pais. Esse ano, o movimento foi um pouco mais tardio”.

Na loja Amora Brinquedos (@amorabrinquedos), especialista em produtos e brinquedos antirracistas, os preparativos começaram no final de agosto e foram se intensificando durante setembro. Geo Nunes, idealizadora da marca, conta que neste período a loja já começa a aumentar o seu estoque para as vendas de Dia das Crianças e de outras datas importantes para as vendas do negócio, como Natal e Dia da Consciência Negra.

“Os clientes deixam para comprar, em grande maioria, em cima da hora mesmo, na semana do evento ou até mesmo no dia. Mas é preciso se preparar para ter pronta entrega nessas datas, por isso começamos com tanta antecedência”, conta Geo.

O especialista do Sebrae concorda com a empreendedora. Para ele, toda data comemorativa se torna uma oportunidade – inclusive para aqueles negócios que à primeira vista não estão tão ligados ao festejo –, mas começar a se planejar com antecedência faz toda a diferença, “porque uma promoção ou uma ação não se começa ou divulga no dia”.

Os clientes da Amora Brinquedos ganharam uma novidade pensada para o Dia das Crianças: a Boneca Amina, lançada com a proposta de acessibilizar bonecas negras e permitir que elas cheguem em todos os lares brasileiros. Seu lançamento aconteceu estrategicamente em agosto para que no mês de outubro, quando cresce a busca por presentes para a criançada, o público já estivesse por dentro da novidade. Com os novos produtos e ações, a expectativa da loja é aumentar as vendas em pelo menos 25% em relação ao mesmo período de 2020.

A empreendedora preparou ainda um brinde para as compras de Dia das Crianças. As bonecas adquiridas entre setembro e outubro vão ganhar uma carteirinha de vacinação personalizada. Além disso, a marca se prepara para uma ação de doação de brinquedos para escolas no mês das crianças. A orientação de Fabrício é que Geo e todos os outros empreendedores registrem as ações feitas – “tendo um cuidado estético com as fotos e vídeos” – e utilizem os festejos para criar e fortalecer o relacionamento com o cliente. Segundo o especialista, faz toda a diferença saber trabalhar e conhecer o consumidor que já está na rede.

Relação com clientes

A ideia Andrea Menegatti, proprietária da Ludic Brinquedos (@ludicbrinquedos), loja especializada em brinquedos educativos, é justamente fortalecer a relação com seus clientes e “retribuir a companhia deles durante esse período difícil”. Esse será o primeiro Dia das Crianças da loja física da Ludic. E a programação vai durar uma semana, com atrações como encontro com personagens, contação de histórias e palhaços.

Andrea conta que, “apesar da loja contar com um espaço grande para esses eventos”, algumas atividades precisarão de confirmação de presença para que seja possível controlar o número de pessoas dentro da loja. “A intenção é levar alegria para as crianças, que ficaram muito tempo em casa por conta da pandemia, e proporcionar uma experiência diferente para os pais”.

Fabrício explica que essa é justamente a peculiaridade dos segmentos. Seus negócios precisam atrair simultaneamente dois públicos distintos: as crianças e os adultos. Por isso, além de cativar a criançada, é preciso desenvolver também estratégias para aqueles que podem proporcionar a compra, os pais, avós ou tios. Neya Mota, sócia da loja de roupa infantil Nik Kids (@nikikidsinfantil), pensou justamente em atrair os adultos quando optou por proporcionar durante a semana do Dia das Crianças promoções com produtos a partir de R$ 20.

A expectativa da loja é que as vendas relativas à data cresçam em 20% quando comparadas às de 2020. Mas para isso eles vão também lançar mão de uma programação especial para fazer os olhos da criançada brilharem. Em cada dia da Semana das Crianças será realizada uma atividade com profissionais parceiros da loja, “a ideia é que eles divulguem seus trabalhos e que a loja consiga atrair mais visitantes”.

“Um dia o cliente pode ganhar um penteado se comprar a partir de determinado valor, nos outros teremos brindes, animadores e uma atividade que chamamos de provador. Percebemos que as crianças mudaram muito durante a pandemia, estão mais ligadas nas redes sociais e querem estar em evidência. Por isso, a atividade é para que elas brinquem de influenciador digital, experimentem as roupas, tirem fotos, filmem e publiquem no Instagram da loja”, explica Neya.

O especialista do Sebrae conta que os segmentos infantis sofreram bastante com a pandemia porque sempre tiveram uma cultura de atrair seu público para uma experiência dentro das lojas. Agora, ainda aos poucos, eles conseguem voltar a atrair o consumidor para participar. Mas Fabrício orienta que, ainda assim, o empreendedor não deixe de investir no marketing digital, “porque esse tem sido o diferencial de quem sai na frente”.

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