ECONOMIA
Dólar cai frente ao euro após vários dias de alta
Por Agência EFE
O dólar sofreu hoje uma queda frente ao euro e ao iene, como reação à forte alta dos últimos dias, que o levou à posição mais alta das últimas sete semanas diante da moeda única européia.
No fechamento dos mercados, a moeda americana era negociada a ? 0,7742, contra os ? 0,7759 de ontem, e que foi o nível mais alto desde novembro.
Com relação ao iene, o dólar foi trocado a ¥ 120,35, abaixo dos ¥ 120,48 da quinta-feira.
A sessão começou de maneira positiva para o dólar, que subiu após os últimos dados sobre vendas no varejo nos EUA serem divulgados e que, por serem melhores do que o esperado, afastaram as expectativas de um corte de juros este trimestre.
As vendas no varejo aumentaram 0,9% em dezembro, o maior crescimento em cinco meses, quando a maioria dos analistas tinha calculado que a alta seria de 0,7%.
Além disso, hoje se soube que os preços dos bens importados nos Estados Unidos subiram 1,1% em dezembro, estimulados pelo aumento dos preços do petróleo e do gás importados.
Em um ano, os preços dos bens importados para os Estados Unidos subiram 2,5%, segundo o relatório do Departamento de Trabalho.
Em outras circunstâncias, estes dois indicadores seriam suficientes para manter o dólar em alta durante toda o dia, apesar de os altos preços alcançados terem provocado uma realização de lucro.
Segundo os analistas, as vendas de dólares se estenderam após divulgarem que vários bancos centrais tinham começado a comprar euro para suas reservas.
Com esses e outros elementos, a moeda americana foi negociada assim frente às principais moedas internacionais:
MOEDA CÂMBIO ANTERIOR ------ ------ -------- Euro 0,7742 0,7759 Iene 120,35 120,48 Libra Esterlina 0,5106 0,5142 Franco suíço 1,2480 1,2498 Dólar canadense 1,1686 1,1779
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes