ECONOMIA
FGV: confiança do consumidor é a maior desde 2005
Por Agencia Estado
A avaliação do consumidor brasileiro quanto à economia local registrou em junho o patamar mais elevado desde setembro de 2005, quando foi anunciado pela primeira vez o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), feito com base nos resultados da pesquisa "Sondagem das Expectativas do Consumidor", apurada desde outubro de 2002. Segundo o levantamento, o conjunto de respostas positivas e negativas para esse tópico levou a um resultado de 71 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos - o mais elevado da série do índice para essa pergunta.
As respostas do consumidor sobre avaliação da economia local são usadas para cálculo do ICC. Segundo o coordenador de sondagens conjunturais do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), Aloisio Campelo, o resultado tem a ver com a dinâmica atual da economia do País, que mostra bons resultados nos indicadores macroeconômicos. Ele considerou que é praticamente um consenso entre os entrevistados para o cálculo do índice que atualmente se vive um bom momento na economia.
Mas considerou que, na época da divulgação do primeiro resultado do índice, em setembro de 2005, o cenário econômico do País não era tão bom quanto agora. Ou seja: o resultado de junho, para essa pergunta, é favorável, pois é comparado com outros desempenhos não tão bons, que constam da série histórica do indicador, para essa pergunta.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes